«A disciplina de Ronaldo é incrível, nunca vi nada assim»

Portugal 26.11.2022 11:17
Por Hugo Vasconcelos

A caminho dos 38 anos - celebra-os a 5 de fevereiro do próximo ano -, Cristiano Ronaldo continua a bater recordes. Anteontem, frente ao Gana, tornou-se no primeiro jogador a marcar em cinco fases finais de Mundiais, feito celebrado em todo o Mundo - teve direito a manchete no jornal espanhol Marca e a importantes chamadas de capa nos italianos La Gazzetta dello Sport e Corriere dello Sport.


Mas talvez mais impactante do que o golo de penálti que abriu caminho ao triunfo português sobre a seleção africana foi o imponente salto, ainda na primeira parte, para responder a cruzamento da esquerda e subir ao terceiro andar, como definiu Paulo Futre, cabeceando ligeiramente ao lado.


Um sinal de longevidade e de pujança física que pouco surpreende quem com ele partilhou o balneário, como Paul Pogba. O francês, companheiro de CR7 no Manchester United em 2021/2022 e ausente deste Mundial por lesão, explicou no podcast The Muslim Money Guys porque é que Ronaldo é único:


«A disciplina de Cristiano Ronaldo é incrível. Nunca vi nada assim, está noutro nível. Vejo jogadores profissionais, como Zlatan [Ibrahimovic]… Muitos jogadores são profissionais, chegam mais cedo, fazem as recuperações e as outras coisas. Mas alguém que está lá todos os dias, sem parar, isso é o Cristiano. Todos os dias… em alguns dias podemos dizer: ‘Estou bem.’ Ele não falha um dia. A disciplina dele… Não é ser profissional. Somos todos profissionais, mas a disciplina para fazê-lo todos os dias sem parar é outra coisa.»


Obsessão por recordes
Cristiano tem dito que não persegue recordes, são os recordes que o perseguem a ele. Pode até ser, mas Pogba diz que o capitão da Seleção Nacional procura sempre superar algo - nem que seja a ele próprio. «É, simplesmente, a personalidade dele. É um vencedor. É um vencedor, sem dúvida. Quer estar sempre certo. Nunca está satisfeito com o que fez. Quer sempre mais. Ele diz sempre: ‘Posso fazer mais. Vou fazer melhor.’ A motivação dele é uma loucura. [pausa, esfrega as mãos] O que vi num ano, em que estive com ele, é como: todo o dia [pausa] é um novo recorde, um novo desafio. Todos os dias. Ele desafia-se a ele próprio. Ele não olha para os outros. Ele pensa: ‘Preciso de ser melhor do que eu.’ Percebem?»


O médio francês, que no verão passado fez o caminho inverso de CR7 - trocou o Manchester United pela Juventus -, garante que tinha «uma relação muito boa» com Ronaldo. «Fazia-lhe muitas perguntas, disto, daquilo, de vitaminas, do corpo dele. E ele dizia: ‘Tens de ter cuidado.’ A rotina de dormir... Digo-vos: ele está programado! Dormir, descansar, recuperação, piscina, massagens. Nunca vi uma coisa assim. Fiquei mesmo impressionado», admitiu.


 

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal