O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, declinou o convite endereçado pelo seu homólogo do Catar para se deslocar e assistir ao campeonato do mundo de futebol, que se realiza no Catar.
«O presidente do Comité Olímpico do Qatar convidou vários presidentes de comités olímpicos para estarem presentes, incluindo o português, mas eu declinei o convite», revelou durante a Gala de Celebração Olímpica de 2022.
«Entendo que as questões de natureza desportiva estão salvaguardadas, mas há questões de natureza diplomática e política que, do meu ponto de vista, não podem ser ignoradas», acrescentou, que «têm a ver com as circunstâncias em que a prova foi atribuída ao Qatar, a construção dos estádios e todos os problemas que envolveram e as questões relativas aos direitos humanos», justificou o presidente do COP.
"Nao me sentiria bem em estar presente nessas circunstâncias", rematou enquanto recordou ter agradecido o convite.
Para o fim deixou um voto. “Espero que a competição decorra bem, do ponto vista desportivo e especialmente para Portugal. E só isto”, finalizou.