Rishi Sunak convidado a formar governo e preve «tempos difíceis»

Reino Unido 25.10.2022 12:55
Por Redação

Rishi Sunak, foi, esta terça-feira, indigitado primeiro-ministro britânico pelo Rei Carlos III, sucedendo assim a Liz Truss. O novo líder do partido Conservador já falou à porta do número 10 de Downing Street e reconheceu que tem pela frente «decisões difíceis».


«O meu governo não vai deixar para as próximas gerações as questões da dívida que fomos fracos de mais a pagar. Há muitos erros atualmente e fui indigitado para resolver esses erros. O trabalho começa agora. A estabilidade económica será a minha prioridade, e isso significa algumas decisões difíceis a tomar», disse Sunak, que foi ministro das Finanças nos anos de impacto da pandemia de Covid-19.


«Viram-me durante a Covid-19 e sabem que fiz tudo o que podia para proteger as pessoas e as empresas. Vou unir o país não com palavras, mas com ações. Este governo terá integridade, profissionalismo e responsabilidade a todos os níveis», garantiu ainda.


Recorde-se que Liz Truss aguentou apenas 45 dias no cargo, depois de ganhar a Sunak a corrida para suceder a Boris Johnson. 


Truss enfrentou várias dificuldades desde o início, marcado, de resto, pela morte da rainha Isabel II, dois dias depois de a convidar a formar governo no Palácio de Balmoral. Teve de recuar em várias medidas que havia anunciado, nomeadamente o corte nos impostos em plena inflação, e nos últimos dias deputados do Partido Conservador manifestaram publicamente o desejo que Truss se demitisse.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal