Desporto e ligação social (artigo Vítor Rosa, 211)

Espaço Universidade 14.10.2022 16:45
Por Vítor Rosa

Com ou sem razão, as atividades físicas e desportivas são consideradas como uma ferramenta de regulação dos comportamentos julgados problemáticos nas sociedades. No século XIX, em alguns colégios britânicos, o desporto foi utilizado para prevenir o onanismo dos alunos, uma prática julgada vergonhosa pelos educadores da época e devoradora de energia, em detrimento de um crescimento harmonioso dos estudos. À medida que as décadas passam, apercebe-se das virtudes atribuídas às atividades físicas e desportivas, não apenas centradas unicamente no corpo e na sua higiene, mas no alargamento à sociedade no seu conjunto, contribuindo para a solidariedade e para a luta contra o enfraquecimento da ligação social.
 

A ligação social, diga-se, é o conjunto de relações entre pessoas no seio de um mesmo grupo social ou entre grupos diferentes. Mais do que uma simples relação entre indivíduos, ela permite estabelecer a coesão social e contribui para a integração, conferindo uma identidade. Vários elementos contribuem para a criação da ligação social. Alguns deles parecem ser especialmente importantes: o trabalho, a família, a comunidade, o Estado, e outros, como o desporto e a escola.
 

Considerar o desporto como uma ferramenta de produção com potencial de ligação social supõe a atribuição de uma função social. Será o caso? No estado atual do conhecimento, já foi demonstrado que as atividades físicas e desportivas podem ter, em determinadas condições, as funções biológicas e psicológicas, e certas funções sociais. Os meios de comunicação social e os discursos políticos fazem essa promoção, mas são, sobretudo, fruto de crenças ou de ideologias. Muito estudo encontra-se por fazer. E, em Portugal, vive-se uma espécie de sonambulismo relativamente aos efeitos da prática da educação física e do desporto.


Vítor Rosa

Sociólogo, Pós-Doutorado em Sociologia e em Ciências do Desporto, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal