Oficial: Ucrânia na candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial 2030 (veja o vídeo com o anúncio)

Futebol 05.10.2022 13:14
Por José Manuel Delgado, em Nyon

É oficial, a Ucrânia faz parte da candidatura iniciada por Potugal e Espanha à organização do Campeonato do Mundo de 2030.
 

Ao início da tarde desta quarta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, e com honras de presença do presidente da instituição que manda no futebol europeu, Alexander Ceferin, Fernando Gomes e Luís Rubiales, presidentes da Federações portuguesa e espanhola, deram as boas-vindas ao seu homólogo ucraniano Andryi Pavelco, e fizeram-no em nome da paz e do poder transformador do futebol nas sociedades do século XXI.
 

Fernando Gomes, o primeiro a intervir, afirmou que «a devastação, a fuga de milhões de ucranianos, e a incerteza relativamente ao futuro, tudo isso pesou na nossa vontade de integrar a Ucrânia nesta candidatura» e fez votos de que «este seja o início do caminho que nos leve a um Mundial que reafirme os valores da pessoa humana, da liberdade e da igualdade entre as Nações, grandes e pequenas».
 

Já Luís Rubiales, que considerou Fernando Gomes «um mestre», falou «numa candidatura histórica, que ficou mais forte com a entrada da Ucrânia». O líder federativo de Espanha garantiu ter «o apoio total não só do Governo, mas também da Casa Real».
 

Finalmente, Andryi Pavelco sublinhou «o empenhamento do presidente Zelensky nesta candidatura», lembrou as crianças ucranianas que «não podem jogar futebol por questões de segurança» e louvou a coragem de quem consegue manter o Campeonato ucraniano em funcionamento, em condições simplesmente terríveis». Pavelco mostrou-se «grato a Portugal e Espanha», garantiu que em 2030 será uma Ucrânia livre e soberana a receber o Mundial e falou no «maior contributo para a paz alguma vez dado pelo futebol».
 

Os dados estão lançados, em 2024 saber-se-á onde vai ser jogador o Campeonato do Mundo de 2030… 


Veja toda a conferência:




Veja ainda a intervenção desde Nyon, para A BOLA TV, do Diretor-Adjunto de A BOLA, José Manuel Delgado, que assistiu ao histórico anúncio


Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias