Carlos III proclamado Rei

Reino Unido 10.09.2022 10:02
Por Redação

O príncipe Carlos foi proclamado rei de Inglaterra na manhã deste sábado, numa cerimónia que foi transmitida na televisão pela primeira vez.


O ato no Palácio St. James em Londres, que proclamou Carlos III como sucessor de Isabel II decorreu no chamado Conselho de Adesão - que informa da morte do rei e da sua sucessão -, com membros da família Real (o filho William e a mulher Camilla), do governo (também antigos primeiros-ministros), e o Arcebispo da Cantuária, mas sem Carlos.  


O novo monarca fez sexta-feira a primeira declaração nação, recordando a mãe e passando o título de príncipe de Gales ao filho William.


Depois do Conselho de Adesão, seguiu-se o Conselho Privado, na sala do Trono, onde Carlos voltou a falar. «O reinado da minha mãe foi inigualável na sua duração, dedicação e devoção. Estou consciente desta herança e dos deveres e pesadas responsabilidades que agora tenho», disse, agradecendo o apoio da mulher Camilla, a agora rainha Consorte.



Ao longo da manhã decorrem proclamações noutros locais do reino: Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.


Todos os presentes assinaram depois a proclamação e Carlos foi anunciado na varanda do Palácio, saudado pela Guarda Real. 


Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias