Comissão de Atletas Olímpicos toma posição sobre polémica no judo

Judo 18.08.2022 11:37
Por Redação

A Comissão de Atletas Olímpicos emitiu, esta quinta-feira, um comunicado sobre as críticas que surgiram de vários atletas sobre a forma como a modalidade está a ser gerida em Portugal.


Comunicado:


Exmos. Senhores,


Junto enviamos nota de imprensa sobre a carta aberta dos 7 judocas à Federação Portuguesa de Judo:


Nota de Imprensa - A pertinência da voz dos atletas


A Comissão de Atletas Olímpicos tem na sua génese a representação dos direitos e dos interesses dos atletas olímpicos. Sabemos, por isso e melhor que ninguém, o caminho que se percorre para trabalhar além dos limites, para se ser mais rápido, para chegar mais alto e para se ser mais forte.


Temos por conseguinte conhecimento de que o desporto tem consigo todos os valores da excelência. E consegue ir mais além: tendo valor económico, valor reputacional, forma diplomática, idealmente igualdade de género e, acima de tudo, tem o poder da união.


Dentro da CAO os atletas olímpicos têm um lugar onde se podem sentir em casa sempre, e hoje, mais que nunca, queremos que saibam que têm onde e com quem falar. É nosso desejo que aqui encontrem suporte e segurança. Esta é a nossa primeira motivação e tem sido o que move a CAO desde o seu primeiro dia.


Nos passados seis dias, todos sustivemos a respiração e contivemos as emoções. Os 7 Judocas que assinaram a Carta Aberta endereçada à sua Federação apresentaram o que sentiam e expuseram-se.


Este ato de coragem e voluntarismo foi observado e acompanhado pela Comissão de Atletas Olímpicos com a inerente atenção. Conhecíamos os perigos de tal tomada de posição, mas também percebemos os motivos por que tal aconteceu.


As reuniões que ontem tiveram lugar, sob os olhos e ouvidos da tutela, foram a contento de algumas soluções para os problemas apresentados. E nós esperamos que assim se vire uma página e seja dado início a um novo capítulo, de maior comunicação e entendimento entre os Atletas e a sua Federação.


Faz parte da nossa missão aproximarmo-nos da realidade de cada atleta.  Apelamos por isso à comunidade olímpica uma maior abertura por via da comunicação, de forma identificada, quando aconteçam dissidências que se possam assemelhar a estas agora vindas a público e vividas pelo Judo.


Situações como esta podem ser evitadas se devidamente sanadas atempadamente e comunicadas à CAO, para que exerçamos o nosso poder interventivo.


Temos de manter bem presente, junto de todos, que Paris2024 se aproxima a alta velocidade!


Vamos continuar a acompanhar de forma próxima, como até aqui temos feito, o projeto olímpico e esperanças olímpicas.


Tudo e todos a bem do Desporto!



Diana Gomes Pedras

Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos


Ler Mais
Comentários (3)

Últimas Notícias