Salman Rushdie atacado à facada em Nova Iorque

Estados Unidos 13.08.2022 09:47
Por Redação

O escritor Salman Rushdie está internado e a respirar com a ajuda de um ventilador depois de ter sido alvo de um ataque com faca enquanto dava uma palestra, em Nova Iorque, na sexta-feira.


Rushdie, de 75 anos, foi atacado por um homem de 24 anos, que o esfaqueou no pescoço e no abdómen. «As notícias não são boas. Provavelmente vai perder um olho e nervos num braço foram cortados; o seu fígado foi esfaqueado e danificado», detalhou o seu agente, Andrew Wylie, à imprensa.


«Um suspeito subiu ao palco e atacou Rushdie e um apresentador. Rushdie foi transportado de helicóptero para um hospital local», referiu a polícia local.  O agressor é um homem de 24 anos chamado Hadi Matar, que está sob custódia. Outro orador na palestra, Henry Reese, foi também agredido e sofreu ferimentos no rosto, tendo sido atendido no local.


Salman Rushdie é autor de «Os Versículos Satânicos», obra pela qual foi condenado à morte no Irão pelo líder religioso Ayatollah Khomeini, que emitiu uma 'fatwa' (decreto) contra o escritor em 1989, e que levou a que tenha vivido na clandestinidade por cerca de uma década.


Ler Mais

Últimas Notícias