Benfica vence SC Braga e está na final da Supertaça

Futebol Feminino 10.08.2022 19:32
Por Eduardo Pedrosa Marques

O Benfica venceu o SC Braga, por claros 3-0, e garantiu um lugar na final da Supertaça, cuja partida vai ser realizada no próximo dia 26 (20.30 horas), no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.


Depois de uma primeira parte equilibrada - onde as águias estiveram mais afoitas e as arsenalistas tentaram exploraram as transições -, a etapa complementar foi completamente dominada pelo Benfica, com as comandadas de Filipa Patão a puxarem dos galões e a partirem para uns segundos 45 minutos de grande nível, consubstanciando esse ascendente em golos.


Pauleta, de cabeça, deu o melhor seguimento a um livre de Andreia Faria, cabendo a Cloé Lacasse, na sequência de um pontapé de ressaca, aumentar a contenda.


O resultado final foi selado por Marta Cintra, já dentro dos 10 minutos finais, com a brasileira a receber um passe de morte de Ana Vitória, contornando, depois, Patrícia Morais, fazendo o 3-0.


As águias ficam agora a aguardar pelo adversário que terão pela frente no jogo decisivo, e que vai sair do duelo entre Sporting e Famalicão, que tem início marcado para as 20.15 horas desta quarta-feira, no Estádio Aurélio Pereira, na Academia de Alcochete.


Recorde o filme do jogo:


Final da partida! Benfica 3 SC Braga 0.


90+2 minutos: Bom trabalho de Beatriz Fonseca, já na área encarnada, com o remate a sair ligeiramente ao lado do poste direito da baliza de Katelin Talbert.


Cinco minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.


90 minutos: Remate de Beatriz Fonseca, junto à marca de penálti, para defesa segura de Katelin Talbert.


83 minutos: Tripla substituição no SC Braga, com as saídas de Beatriz Rodrigues, Nicole Nunes e Vitória Almeida para as entradas de Laura Luís, Leonor Freitas e Joline Amani.


83 minutos: Substituição no Benfica, com a saída de Andreia Norton para a entrada de Carlyn Baldwin.


82 minutos: Golo do Benfica! Assistência perfeita de Ana Vitória e Marta Cintra, depois de tirar, com classe, Patrícia Morais do caminho, rematou de pé esquerdo para o 3-0.


81 minutos: Grande passe de trivela de Marta Cintra para Cloé Lacasse que, já depois de fugir ao último reduto bracarense, rematou cruzado, já dentro da área, para uma excelente intervenção de Patrícia Morais, para canto.


76 minutos: Cartão amarelo a Andreia Norton.


75 minutos: Erro crasso de Leah Lewis e Marta Cintra, à entrada da pequena área, com tudo para marcar, remata para uma extraordinária defesa de Patrícia Morais.


72 minutos: Vanessa Marques, de livre direto, remata forte, mas ligeiramente ao lado do poste direito da baliza de Katelin Talbert.


70 minutos: Livre cobrado por Maria Negrão e Pauleta, novamente ao segundo poste, cabeceia na direção da baliza arsenalista, sendo que, desta feita, a bola saiu à figura de Patrícia Morais.


68 minutos: Cartão amarelo a Vanessa Marques.


68 minutos: Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Christy Ucheibe e de Andreia Faria para as entradas de Marta Cintra e de Maria Negrão.


63 minutos: Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Laura Casanovas e de Ana Rute para as entradas de Vital Kats e de Caroline Kehrer. 


60 minutos: Golo do Benfica! Livre da direita novamente apontado por Andreia Faria, Pauleta, também ao segundo poste, tentou a assistência de cabeça, para o centro da área, Vanessa Marques efetua um corte pouco eficaz e Cloé Lacasse, oportuna, remata de primeira, de pé esquerdo, para o 2-0.


57 minutos: Cartão amarelo a Beatriz Rodrigues.


53 minutos: Golo do Benfica! Livre da meia direita cobrado por Andreia Faria e Pauleta, ao segundo poste, cabeceia de forma certeira para o 1-0.


49 minutos: Grande oportunidade para o Benfica! Excelente trabalho de Andreia Norton, assistência para Lúcia Alves que, já na área, rematou para bela defesa de Patrícia Morais, com os pés. Na recarga, Christy Ucheibe atira por cima da barra.


46 minutos: Substituição no Benfica, com a saída de Valéria Cantuário (que apresentou alguns problemas físicos) para a entrada de Lúcia Alves.


Início da segunda parte!


Está interessante o primeiro jogo oficial da temporada. As oportunidades de golo não surgiram em catadupa durante os primeiros 45 minutos, é um facto, mas também não é menos verdade que a maturidade tática das duas equipas dá um toque estratégico bastante interessante a esta primeira meia-final da Supertaça.


Com o Benfica a tentar assumir as rédeas da partida, gizando jogadas mais elaboradas para tentar chegar com perigo junto da baliza de Patrícia Morais - sendo que, neste particular, os destaques individuais vão para Andreia Faria, Valéria Cantuário e Cloé Lacasse, os principais destaques do setor ofensivo das águias -, tem cabido ao SC Braga a missão de defender com qualidade, aproveitando, depois, a espaços, as saídas em transições rápidas, momentos que têm causado alguns calafrios ao último reduto defensivo das lisboetas. Ainda que, sublinhe-se, Katelin Talbert não tenha sido obrigada a nenhuma intervenção de especial complexidade.


A segunda parte promete continuar a ser intensa, sendo que ambos os conjuntos têm individualidades que, de um momento para o outro, podem decidir o jogo. Em causa está, recorde-se, uma presença na final da Supertaça.


Intervalo! Benfica 0 SC Braga 0.


45+2 minutos: Remate frontal de Valéria Cantuário, forte, mas muito por cima da barra da baliza de Patrícia Morais.


Dois minutos de tempo adicional mínimo para esta primeira parte.


42 minutos: Cruzamento da direita de Valéria Cantuário e Cloé Lacasse, à entrada da pequena área, remata de primeira fazendo a bola sair a rasar o poste esquerdo da baliza de Patrícia Morais.


41 minutos: Excelente jogada de Cloé Lacasse pela esquerda, cruzamento da internacional canadiana para o centro da área, sendo que o remate de Christy Ucheibe, já em desequilíbrio, não ofereceu grande perigo a Patrícia Morais, que segurou sem problema.


35 minutos: Cartão amarelo a Christy Ucheibe.


33 minutos: Iniciativa individual de Ana Seiça, no apoio ao ataque, culminada com um remate forte, de pé esquerdo, para defesa segura de Patrícia Morais.


31 minutos: Grande oportunidade para o SC Braga! Depois de desperdiçada uma superioridade numérica, com Beatriz Fonseca e Vitória Almeida a não conseguirem encontrar o caminho da baliza de Katelin Talbert, foi Laura Casanovas, à entrada da área, a tentar a sua sorte, mas o remate da jogadora espanhola saiu ligeiramente por cima da barra.


29 minutos: Grande oportunidade para o Benfica! Trabalho de Andreia Faria, passe para Ana Vitória que, à entrada da área e depois de rodar sobre a bola, rematou em jeito, junto ao poste esquerdo da baliza de Patrícia Morais, com a guarda-redes bracarense a exibir-se a um excelente nível com uma bela intervenção para canto.


25 minutos: Cartão amarelo a Nicole Nunes.


20 minutos: Remate de muito longe de Vanessa Marques, à figura de Katelin Talbert.


Primeiros 10 minutos marcados pelo equilíbrio e sem qualquer ocasião de golo digna de registo.


Início da partida!


Um minuto de silêncio em memória de Fernando Chalana, lenda do Benfica e da Seleção Nacional, falecido esta quarta-feira.


Com Filipa Patão a manter-se no comando técnico do Benfica, a maior novidade surge do outro lado, uma vez que Gonçalo Nunes (antigo adjunto de Mariana Cabral no Sporting) é o novo treinador do SC Braga, sucedendo no cargo a João Marques.


A última edição da Supertaça, realizada em 2021, foi ganha pelo Sporting que, na final, derrotou o Benfica (2-0), numa partida realizada no dia 28 de agosto de 2021, no Estádio do Restelo, em Lisboa. Brenda Pérez e Joana Marchão marcaram, na altura, os golos do triunfo leonino no dérbi eterno.


O Benfica segue na perseguição da sua segunda Supertaça, ao passo que o SC Braga ainda não conseguiu conquistar o troféu. Neste capítulo, acrescente-se, o Sporting é a equipa que mais conquistas averbou (2). Além do Benfica, também Valadares Gaia e Clube Futebol Benfica saborearam a vitória na competição. 


SC Braga: Patrícia Morais, Beatriz Rodrigues, Leah Lewis, Marie Awona, Catarina Pereira, Nicole Nunes, Vanessa Marques C, Laura Casanovas, Ana Rute, Beatriz Fonseca e Vitória Almeida

Suplentes: Isabel Peixeiro, Laura Luís, Caroline Kehrer, Joline Amani, Vital Kats, Carolina Mendes, Ana Nogueira, Paula Fernandes e Leonor Freitas

Treinador: Gonçalo Nunes 


Benfica: Katelin Talbert, Valéria Cantuário, Carole Costa, Ana Seiça, Daniela Silva, Andreia Faria, Pauleta C, Andreia Norton, Christy Ucheibe, Ana Vitória e Cloé Lacasse

Suplentes: Rute Costa, Carlyn Baldwin, Sílvia Rebelo, Inês Simas, Marta Cintra, Maria Negrão, Lúcia Alves, Carolina Correia e Beatriz Nogueira

Treinador: Filipa Patão


Árbitro: Teresa Oliveira (AF Porto)

Assistentes: Ana Loide e Patrícia Araújo

4.º Árbitro: Joana Rodrigues


Já há equipas!


O jogo decisivo, que vai decidir o vencedor desta competição, está agendado para as 20.30 horas do próximo dia 26, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.


Segundo ditou o sorteio, as meias-finais jogam-se esta sexta-feira, com o Benfica e o SC Braga a medirem forças a partir das 17.30 horas, ao passo que Sporting e Famalicão discutem, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete (20.15 horas), o outro lugar na grande final.


Trata-se de um novo formato desta Supertaça, em estreia absoluta esta temporada, e que engloba as quatro melhores equipas de 2021/2022. Benfica (campeão nacional), Sporting (vencedor da Taça de Portugal), SC Braga (vencedor da Taça da Liga) e Famalicão (4.º classificado da última edição do campeonato) são os candidatos a este troféu.


Benfica e SC Braga discutem esta tarde (17.30 horas), no Benfica Campus, no Seixal, a primeira vaga na final da Supertaça. A BOLA online vai seguir a par e passo este duelo entre águias e guerreiras. Venha daí connosco, caro leitor... Está convocado!


Boa tarde!


Ler Mais
Comentários (5)

Últimas Notícias