Portugal volta a golear no Europeu de sub-17

Futebol 20-05-2022 16:31
Por Eduardo Pedrosa Marques

Portugal somou mais uma goleada no Campeonato da Europa de sub-17. Depois dos 5-1 impostos à Escócia, a turma das quinas bateu, esta sexta-feira, a Suécia, por 4-2, numa partida onde voltou a ficar bem demonstrado todo o potencial do conjunto lusitano. E até houve direito a nota artística.

 

É certo que foram os suecos a inaugurarem o marcador, por intermédio de Kanga, logo aos 7 minutos, mas a resposta dos comandados de José Lima foi avassaladora e, ao intervalo, o resultado já estava em... 3-1. Rodrigo Ribeiro (de cabeça), João Veloso (de trivela!) e Afonso Moreira (remate colocado) fizeram os golos da reviravolta.

 

Na etapa complementar, e sem que os jovens lusos dessem grandes veleidades aos suecos, a toada baixou ligeiramente e o espetáculo não foi tão atraente. Ainda assim, Portugal voltaria a marcar, aos 60 minutos, quando João Veloso, à entrada da pequena área, atirou de primeira, com o pé esquerdo, depois de uma assistência perfeita de Afonso Moreira.

 

O melhor que a Suécia conseguiu fazer foi reduzir para 4-2, já à entrada para os 10 minutos finais, quando Leonardo de Oliveira, que tinha acabado de entrar, conseguiu bater Francisco Silva.

 

Com mais esta vitória, Portugal assume, de forma isolada, a liderança do Grupo D, com 6 pontos, bastando-lhe, para isso, um empate na 3.ª e última jornada, diante da Dinamarca (segunda-feira, às 18 horas), para garantir o apuramento para os quartos de final do Campeonato da Europa da categoria, que se realiza em Israel.

 

Recorde o filme do jogo:

 

Final da partida! Portugal 4 Suécia 2.

 

Foram adicionados quatro minutos de tempo adicional mínimo a esta segunda parte.

 

80 minutos: Golo da Suécia! Leonardo de Oliveira, na primeira vez em que tocou na bola, rematou colocado para o 4-2.

 

79 minutos: Dupla substituição na Suécia, com as saídas de Karlsson e Kanga, para as entradas de Wester e Leonardo de Oliveira.

 

77 minutos: Erro de Bishesari e Tiago Andrade, astuto, remata de pronto, mas o guarda-redes sueco redimiu-se a tempo e realizou uma excelente intervenção.

 

74 minutos: Tripla substituição para Portugal, com as saídas de João Veloso, Ussumane Djaló e Afonso Moreira, para as entradas de Manuel Mendonça, João Gonçalves e Tiago Andrade.

 

70 minutos: Interrupção na partida para hidratação dos jogadores.

 

65 minutos: Dupla substituição para Portugal, com as saídas de Dário Essugo e José Rodrigues, para as entradas de Rafael Luís e Ivan Lima.

 

60 minutos: Golo de Portugal! Cruzamento perfeito de Afonso Moreira e João Veloso, à entrada da pequena área, remata de primeira, de pé esquerdo, para o 4-1.

 

60 minutos: Afonso Moreira, depois de fletir da direita para o centro, rematou com o pé esquerdo, à figura de Bisherari.

 

56 minutos: Remate de pé esquerdo de Ussumane Djaló, junto à meia-lua da grande área sueca, para defesa segura de Bisherari.

 

55 minutos: Dupla substituição na Suécia, com as saídas de Tannor e Bangala, para as entradas de Mokédé e Valdés.

 

54 minutos: Cartão amarelo a Bangala.

 

47 minutos: Passe longo de Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro, de pé direito, remata de primeira para defesa atenta de Bishesari.

 

46 minutos: Substituição na Suécia, com a saída de Thorell e a entrada de Perez Vinlof.

 

Início da segunda parte!

 

A entrada em falso da turma das quinas, que viu a Suécia adiantar-se no marcador logo aos 7 minutos, foi compensada com uma rápida reabilitação dos comandados de José Lima que, sensivelmente a partir do quarto de hora de jogo, passaram a dominar por completo as operações e foram contabilizando várias chegadas com perigo à grande área contrária.

 

Não foi, pois, de estranhar que, aos 32 minutos, Portugal chegasse ao empate. Martim Fernandes tirou um excelente cruzamento da direita e Rodrigo Ribeiro no sítio certo, cabeceou sem apelo nem agravo para o 1-1. Estava feito o mais difícil e, depois disso, veio ao de cima a qualidade nacional, confirmando-se o favoritismo teórico que era apontado à nossa Seleção à partida para esta 2.ª jornada do Campeonato da Europa de sub-17. Como tal, e apenas cinco minutos depois, consumava-se a reviravolta no marcador. E com nota artística! João Veloso, de trivela, fez o 2-1.

 

E a primeira parte não poderia ter terminado melhor: já no período de compensação, e depois de um belo trabalho de Ussumane Djaló, Afonso Moreira rematou certeiro para o 3-1.

 

Portugal vence com toda a justiça e tem meio caminho andado para conquistar mais três pontos e ficar a um passo do apuramento para a fase seguinte.

 

Intervalo! Portugal 3 Suécia 1.

 

45+1 minutos: Belo trabalho de Ussumane Djaló, assistência para Afonso Moreira que, à entrada da área, remata para o 3-1.

 

Foram adicionados dois minutos de tempo adicional mínimo à primeira parte.

 

37 minutos: Golo de Portugal! João Veloso, à entrada da área, remata de trivela para o 2-1.

 

32 minutos: Golo de Portugal! Cruzamento da direita de Martim Fernandes e Rodrigo Ribeiro, de cabeça, atira a contar. 1-1.

 

29 minutos: João Veloso, já dentro da área, aguentou bem a pressão de dois defensores suecos e, depois de conseguir rodar, rematou forte, mas por cima.

 

25 minutos: Interrupção da partida para hidratação dos jogadores.

 

24 minutos: Remate de meia distância de Rodrigo Ribeiro, em zona frontal, com a bola a sair perto do poste direito da baliza sueca.

 

17 minutos: Grande oportunidade para Portugal! Cruzamento da direita de Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro, no centro da área, cabeceia para grande defesa de Bishesari. 

 

13 minutos: Livre direto de João Veloso, com a bola a desviar na barreira e a sair pela linha final. Pontapé de canto para Portugal, que tenta reagir à desvantagem no marcador.

 

12 minutos: Cartão amarelo para Alvarez Perez.

 

7 minutos: Golo da Suécia! Cruzamento da esquerda de Tannor e Kanga, aproveitando a passividade dos centrais portugueses, desvia a bola de Francisco Silva e abre o ativo. 0-1. 

 

7 minutos: Livre lateral de João Veloso e cabeceamento de Diogo Monteiro à figura de Bishesari.

 

Início da partida!

 

José Lima, selecionador nacional de sub-17, é também uma novidade no banco de suplentes, uma vez que o técnico falhou o encontro diante da Escócia, na primeira jornada, por ter testado positivo à Covid-19, razão pela qual se juntou mais tarde à comitiva portuguesa que se encontra em Israel para disputar este Campeonato da Europa. Nesse duelo com a Escócia, acrescente-se, foi Rui Bento que orientou a equipa das quinas.

 

Portugal apresenta três alterações em relação à partida com a Escócia: Francisco Silva, Martim Fernandes e Rodrigo Ribeiro entram para os lugares de Diogo Fernandes, João Conceição e Ivan Lima.

 

Portugal: Francisco Silva, Martim Fernandes, João Muniz, Diogo Monteiro C, Leonardo Barroso, Dário Essugo, João Veloso, Ussumane Djaló, Afonso Moreira, José Rodrigues e Rodrigo Ribeiro

Suplentes: Diogo Fernandes, João Conceição, Rafael Luís, Ivan Lima, Luís Gomes, Manuel Mendonça, Tiago Andrade, Vivaldo Semedo e João Gonçalves

Treinador: José Lima

 

Suécia: Bishesari, Makolli, Alvarez Perez, Nissen C, Hughes, Karlsson, Bangala, Ayari, Kanga, Thorell e Tannor

Suplentes: Andersson, Tellgren, Perez Vinlof, Olsson Valdés, Mokédé, Rapp, Leonardo de Oliveira, Wester e Lindelov

Treinador: Roger Franzén

 

Árbitro: Willy Delajod (França)

Assistentes: Erwan Finjean (França) e Matej Vlcek (República Checa)

4.º Árbitro: Jasmin Sabotic (Luxemburgo)

 

Já há equipas!

 

Os comandados de José Lima entram para esta ronda na liderança do grupo, com 3 pontos, os mesmos da Suécia, que na jornada inaugural bateu a Dinamarca, por 2-1.

 

Depois da goleada (5-1) imposta à Escócia, na passada quinta-feira, agora é a vez de Portugal medir forças com a Suécia, numa partida referente à 2.ª jornada do Grupo D.

 

A Seleção Nacional de sub-17 volta a entrar em campo na tarde desta sexta-feira (14.30 horas) para mais um jogo do Campeonato da Europa da categoria, que se realiza em Israel. Como é habitual, A BOLA online vai seguir o jogo ao minuto. Fique atento...

 

Boa tarde!

Ler Mais
Comentários (6)

Últimas Notícias