Os melhores jogos do fim de semana

Notícia Patrocinada Os melhores jogos do fim de semana

NACIONAL10.02.202222:58

Liga Portuguesa – FC Porto-Sporting (11 de fevereiro, 20.15 horas)

Sendo todos os clássicos imprevisíveis, este, que é muito mais do que um simples clássico (pode, afinal, decidir muito do que falta disputar na luta pelo título), é-o ainda mais. Ainda assim, as odds dão o favoritismo ao FC Porto, que se explica por alguns fatores. Primeiro, por jogar em casa. Depois, por ser líder da classificação, com seis pontos de avanço sobre o adversário. E, por último (e talvez o mais importante), porque entra em campo numa impressionante sequência de 16 triunfos consecutivos em jogos para o campeonato – a última vez que não ganhou foi há uma volta, quando empatou em Alvalade… Mas atenção, além de estar obrigado a ganhar, o Sporting tem estado também muito forte e chega ao Dragão com quatro vitórias seguidas no bolso. Clássico é clássico e, como tantas vezes, será mais uma questão de fé do que outra coisa…

Clique aqui


Liga Portuguesa – Portimonense-Boavista (12 de fevereiro, 18 horas)

O Portimonense, até há umas semanas visto como uma das equipas revelação da Liga Portuguesa, entra em campo como favorito nesta receção ao Boavista. É normal se atendermos ao fator casa e à classificação – os algarvios são oitavos com 26 pontos, os axadrezados estão no 14.º lugar com 20. Mas convém, olhando para lá do óbvio, lembrar que o Portimonense não vence desde 12 de dezembro de 2020 (já lá vão oito jogos…) e que o Boavista tem apenas uma derrota nas últimas nove partidas, a que junta duas vitórias e… seis empates.

Clique aqui

Liga italiana – Nápoles-Inter (12 de fevereiro, 17 horas)

Jogo grande (grandíssimo…) da 25.ª jornada da Liga italiana, com o segundo classificado (Nápoles) a receber o líder (Inter). Duas equipas separadas por apenas um ponto – embora os napolitanos tenham uma partida a mais. Os visitantes são vistos como favoritos, mas por muito pouco, o que se percebe. Não é fácil dizer muito mais, mas podemos ainda lembrar (pode ser que ajude…) que o Nápoles chega a este jogo depois de três vitórias consecutivas e o Inter, embora tenha batido a Roma de José Mourinho na última partida oficial, para a Taça de Itália, vem, no que ao campeonato diz respeito, de uma derrota em casa frente ao grande rival Inter… Falhará o campeão noutro jogo grande?

Clique aqui

Mundial de Clubes (final) – Chelsea-Palmeiras (12 de fevereiro, 16.30 horas)

Vencedor da Champions 2020/2021 (Chelsea) e vencedor da Taça dos Libertadores 2021 (o Palmeiras do português Abel Ferreira) frente a frente na final do Mundial de Clubes. É, aliás, uma tendência que se tem acentuado, o jogo decisivo desta competição colocar frente a frente o vencedor da prova europeia e o vencedor da prova sul-americana. E já que falamos de tendências, dizer que desde 2013 que a equipa que ganha a Champions vence também o Mundial de Clubes, estatística que deixa cada vez mais evidente as diferenças entre os principais clubes dos dois continentes. E que chega, por si só, para justificar o favoritismo que é atribuído ao conjunto inglês para esta partida…

Clique aqui

La Liga – Espanhol-Barcelona (13 de fevereiro, 20 horas)

Dia de dérbi de Barcelona, que coloca frente a frente os dois grandes clubes da cidade, Espanhol e Barcelona – não é um clássico de Espanha, mas é sem dúvida o grande clássico da Catalunha. Ainda assim, mais previsível do que um clássico normal. Favorito? Apesar dos problemas, o Barcelona, sem margem para grandes dúvidas. Porque é, apesar de tudo, quarto classificado com 38 pontos, enquanto o grande rival da cidade é 13.º, com 27. E porque a equipa de Xavi tem dado alguns sinais de retoma – duas vitórias consecutivas, a última das quais frente ao Atlético Madrid –, enquanto o Espanhol não vence desde 31 de dezembro – já lá vão seis jogos, em que soma dois empates e quatro derrotas…

Clique aqui

Premier League – Tottenham-Wolverhampton (13 de fevereiro, 14 horas)

O Wolverhampton de Bruno Lage (e de muitos outros portugueses) tem sido uma das sensações da Premier League mas nem assim lhe é atribuído o favoritismo nesta deslocação a Londres para defrontar o Tottenham. Talvez seja discutível, porque as equipas estão apenas separadas por dois pontos – Tottenham é 7.º e o Wolves 8.º -, embora o conjunto mais luso de Inglaterra tenha um jogo a mais. Ainda assim, o momento das equipas é, também ele, equilibrado – o Tottenham soma duas vitórias e três derrotas nos últimos cinco jogos, o Wolverhamtpon tem o mesmo registo, com a diferença das duas derrotas terem sido nas últimas duas partidas. Discutível, neste caso, talvez signifique oportunidade…

Clique aqui