2-1 à Itália: Portugal campeão da Europa de Pool

Bilhar 03-12-2021 22:02
Por António Barroso

A Seleção Nacional nos Campeonatos Europeus de Pool de Seniores (jogadores com mais de 40 anos), constituída por Jorge Tinoco (P. Ferreira) Manuel Pereira e Henrique Correia (Académica de Coimbra, sagrou-se na noite desta sexta-feira campeã da Europa por Equipas, ao vencer na final da prova, organizada pela European Pocket Billiards Federation (EPBF) e que decorre em Treviso, a formação anfitriã, a Itália, por 2-1.

 

Depois de, na primeira fase, ter perdido com a Itália (0-2) – e vencido a Áustria (2-1) – Portugal assegurou ‘meias’ e a garantia de medalha (de bronze, no mínimo) durante a tarde, ao vencer a Alemanha por 2-1.

 

Nas meias-finais, ao início da noite desta sexta-feira, triunfo por 3-0 sobre a Polónia. Na ‘Bola 8’, Jorge Tinoco bateu Dawid Jedrzejczak por 7-1 e fez 1-0 para Portugal, que concretizou o triunfo (2-0) com Manuel Pereira, na ‘Bola 9’, a derrotar Tomasz Bak por 8-2, sendo suspenso de pronto o jogo de ‘Bola 10’, em que Henrique Correia e Bartosz Czapski seguiam 4-4, contando o parcial para as cores lusas, 3-0.  Faltava a Itália, na final para decidir o ouro e a prata.

 

Na final, a Itália começou a ganhar 1-0, com Gianluca Bono a bater Henrique Correia por 7-4 em ‘Bola 10’. Mas nas mesas ao lado, em simultâneo, na ‘Bola 8’ Jorge Tinoco viria, depois a empatar (1-1) ao vencer Fabio Petroni (7-4).

 

A confirmação do título europeu chegou, com a vitória sofrida de Manuel Pereira, na ‘Bola 9’, sobre Andrea Grosso, na ‘negra’ (8-7): 2-1 para Portugal. Veja a festa portuguesa:
 

 

Mais uma medalha em Treviso, a segunda... e segunda de ouro, depois de Jorge Tinoco campeão europeu de ‘Straight Pool’ (poi ‘14+1’). Às obtidas para as cores nacionais deve também registar-se a de bronze da anglo-portuguesa Alexandra Cunha, a competir por bandeira da Grã-Bretanha (onde está emigrada), na ‘Bola 10’.

 

Os Europeus prosseguem sábado, com o trio masculino nos 16avos da prova individual de ‘Bola 8’, assim como a anglo-portuguesa. E ainda ficarão a faltar os concursos singulares, também, de ‘Bola 9’, a última e única disciplina do pool ainda por se jogar.

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias