COI falou com Peng Shui, que «está bem e em segurança»

Ténis 02-12-2021 12:13
Por Redação

Depois da WTA suspender torneios na China na sequência do caso da tenista Peng Shuai, que acusou, em novembro, um ex-membro do governo chinês de abuso sexual, o Comité Olímpico Internacional informou que falou com a tenista chinesa durante cerca de meia hora, e esta disse estar «bem e em segurança».

 

«Partilhamos a apreensão de outras pessoas e organizações acerca do bem-estar e segurança de Peng Shuai, optámos por uma aproximação humana e centrada na pessoa», diz o COI em comunicado, depois de ter falado pela primeira vez com a tenista a 21 de novembro.

 

«Por se tratar de uma atleta que foi três vezes olímpica, o COI tem falado com as organizações desportivas chinesas. Estamos a usar ‘diplomacia suave’, o que, dadas as circunstâncias e com base em experiências de governos e outras organizações, é o caminho mais prometedor nestes casos», acrescenta o COI.

 

Por seu lado, a China acusou a WTA de «politização». «Somos fortemente contra a politização do desporto», disse quinta-feira um porta-voz da diplomacia chinesa.

 

A tenista, de 35 anos, revelou, no início de novembro, ter sido abusada sexualmente pelo ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli, numa publicação que foi imediatamente retirada da rede social chinesa Weibo.

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias