Toni juntou amigos ao almoço e festejou 75.º aniversário (com fotos)

Futebol 14-10-2021 17:20
Por Rui Miguel Melo

Foi com leitão da Bairrada à mesa que Toni celebrou o 75.º aniversário. A ementa escolhida não é inocente. Foi a iguaria escolhida por alguns amigos de Toni que logo pensaram num almoço de comemoração. O local escolhido também não foi inocente. Toni juntou amigos no restaurante A Adega da Tia Matilde, no bairro do Rego, em Lisboa, um dos espaços mais especiais para o antigo jogador e treinador do Benfica, restaurante com grande ligação ao Benfica, ao futebol português e a Eusébio.

Toni chegou acompanhado pelo filho, o treinador António Oliveira. A mesa estava reservada para 22 pessoas. Entre outros, festejaram o aniversário Rui Costa, presidente do Benfica e jogador treinado por Toni na Luz; ali também estiveram os amigos Jesualdo Ferreira, António Simões, Fernando Santos, Humberto Coelho, Alcino António ou Tomás Aires, antigo vice-presidente do Sporting.

 

«Este almoço acaba por se fazer num restaurante de alguém que nos diz muito, desde os meus primeiros tempos de Benfica. A origem deste almoço nasce com pessoas que me acompanham, perto da minha terra. Promoveram o almoço, trouxeram leitão da Bairrada. Não disse que não. Arrastei alguns amigos, levamos isto para uma hora mais morta. É um prazer partilhar com todos aqueles que aqui estão, é para mim um sinal de que vale a pena ter amigos», afirmou Toni. Enquanto falava com jornalistas, o telefone não parava de tocar. Álvaro Magalhães e Aparício, antigo jogador e dirigente do V. Setúbal, foram alguns dos amigos que não se esqueceram de telefonar.

 

«São histórias que podemos partilhar, algumas com muitos anos. Outros não jogaram comigo, mas fui treinador. E outros anónimos, mas que representam a ligação ao clube e pessoas que não são do Benfica, são doutros clubes, unidos pela amizade», completou Toni.

A presença de Rui Costa foi assinalada e logo começou a brincadeira sobre o 6-3 ao Sporting, em 1993/1994, com Toni a deixar Rui Costa no banco. «Não foi só ter sido suplente, comecei a aquecer ao primeiro minuto», lembrou o atual líder dos encarnados. Toni sorriu e lembrou-lhe que a estratégia resultara em cheio. O antigo jogador e treinador dos encarnados deseja sorte a Rui Costa no cargo e espera que outros ex-atletas possam seguir-lhe o exemplo.

 

«Fico satisfeito que haja um ciclo novo que se abre nos grandes. O Benfica tem historial de presidente que foi atleta, e noutros clubes, como o Fernando Oliveira no V. Setúbal. Fiquei muito satisfeito com a chegada do Rui Costa a presidente. É uma página nova que se abre no Benfica, pode ser o mesmo no futebol português. Que tenha sucesso. O sucesso dele será o dos adeptos», frisou Toni.

 

Um dos amigos mais chegado é Humberto Coelho. Ambos coincidiram no Benfica, com Toni a chegar da Académica na mesma época em que o central chegava à equipa principal. Os primeiros autógrafos foram dados juntos depois de uma viagem em que Eusébio recebeu a Bota de Ouro. Naturalmente Humberto Coelho não quis faltar ao festejo. «O Toni foi jogador nacional. Foi internacional, jogou no Benfica, mas a carreira foi mais importante. Teve carreira brilhante, depois como treinador. Tem muito significado para as pessoas do futebol. Lembro-me quando chegou da Académica, tinha subido dos juniores. Fomos as novidades e crescemos juntos no Benfica. Temos uma amizade que perdura. Está muito bem conservado. A melhor história que temos é a nossa amizade, desde os nossos pais que se conheciam. É um companheiro», afirmou o atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

 

Também Fernando Santos assinalou o aniversário do amigo. «Tornámo-nos amigos quando partilhámos balneário enquanto jogadores, já lá vão muitos anos. Ficámos grandes amigos, amizade mantém-se até hoje. Jogador de eleição, treinador excelente e homem fantástico, muito grande. Toni faz parte do espólio dos grandes de Portugal, que tenha mais dez anos, como ele diz. Que tenha muitos mais», vincou o selecionador Nacional.

 

Fotos: Rui Raimundo/ASF

Ler Mais
Comentários (10)

Últimas Notícias

Mundos