Portugal organiza dois Mundiais

Judo 18-05-2021 10:16
Por Miguel Candeias

A novidade ainda não foi oficialmente anunciada, até porque está por decidir a cidade onde o evento se realizará, mas A BOLA pode confirmar que, depois de, em abril, Portugal ter recebido o Europeu pela segunda ocasião, a federação de judo irá organizar, já em outubro, o Campeonato do Mundo de katas (dias 18/19) e de veteranos (21-24).

 

Oportunidade que surgiu depois da federação polaca, responsável pela edição de Cracóvia-2021, ter pedido à FIJ para adiar a prova para 2022, devido aos efeitos que a pandemia tem provocado no país. Ambos os campeonatos já não tinham sido disputados o ano passado, no Japão, igualmente devido ao Covid-19.

 

Lisboa, Coimbra e Portimão são as cidades candidatas a receber as competições que, durante uma semana, movimentam cerca de 1500 atletas e muitos mais acompanhantes, pois o Mundial de veteranos é disputado por escalões de idades e estes costumam ser acompanhados por familiares que, por vezes, aproveitam os dias seguintes para fazer turismo. Razão pela qual a FIJ deseja que existam programas turísticos para os atletas.

 

No último Mundial, Marraquexe-2019, Portugal teve três campeões em Andreia Cavalleri (-63 kg M3), Nuno António (-66 kg M4) e José Gomes (-66 kg M8), a medalha de prata de Eric Domingues (-60 kg M2) e outra de bronze de João Neves (-60 kg M6). Mais cinco outros judocas ficaram em 5.º lugar.

 

Afastada ficou, entretanto, a hipóteses de Portugal voltar a ser, ainda esta temporada, palco da final da Liga dos Campeões, onde o Sporting defenderá o título masculino conquistado consecutivamente em 2018 e 2019. Este último em Odivelas. Prova que já havia sido entregue à federação francesa.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias