Jogos PS Plus Collection mais populares: porque o povo é quem mais ordena!

Jogos 26-04-2021 01:42
Por Redação

São 20 os jogos PS 4 grátis que os donos de uma PlayStation 5 recebem à cabeça por subscreverem o serviço PlayStation Plus, mas quais serão os mais relevantes para a comunidade?

 

Aqui n’A BOLA online volta e meia lembramo-nos de uns desafios meio loucos, e após horas de discussão acabámos por tomar uma decisão sensata…

Porque há quem vote em Detroit: Become Human como o melhor da lista, quem prefira The Last os Us, que não tenha dúvidas de que como God of War não existe outro e até quem tenha ameaçado deixar o debate se não lhe disséssemos que tinha razão ao escolher Mortal Kombat X, decidimos que desta vez a nossa opinião não contaria para nada. Mas também considerámos inaceitável desistirmos do desafio.

 

Assim, partimos em busca de uma forma objetiva de fazer a análise. Uma vez que não temos reviews feitos pela nossa equipa a cada um dos títulos; e também porque decidimos a partir de certo momento deixar de dar notas nas nossas avaliações, impunha-se definir critérios?

 

Seriam os mais vendidos os melhores? Seguiríamos as opiniões dos especialistas de alguma publicação internacional? O clique fez-se e alguém gritou ‘Eureka’: «vamos deixar os especialistas dizerem o que pensam. E quem são os maiores especialistas? Os jogadores!».

 

Perguntar aos 47 milhões de assinantes do Serviço PlayStation Plus – que permite jogar online, e ainda oferece pelo menos dois jogos por mês (embora sempre mais) – É impossível, pelo que seguimos o ranking de avaliações num dos mais importantes sites de avaliação de jogos: o Metacritic, aquele onde é possível ler quase todas as críticas feitas a cada título em todo o Mundo, em todas as línguas, em todas as plataformas…

 

E escolhemo-lo porque além das notas dos jornalistas, tem um campo no qual são compiladas as notas e críticas elaboradas por milhares de ‘gamers’, baseadas unicamente na sua experiencia.

 

De 0 a 10, os jogos são avaliados pelos utilizadores, enquanto as notas da imprensa especializada vão de 0 a 100. Seguimos como critério principal a avaliação dos jugadores e como critério de desempate – sempre que dois tivessem a mesma nota – a apreciação dos jornalistas à escala global (entre ela, provavelmente, algumas d’A BOLA online – se nos descobrirem lá avisem!)

 

20.º lugar - Fallout 4 6,7

 

 

É curiosa a classificação de Fallout 4 na apreciação dos gamers, pois está longe de corresponder à avaliação da crítica especializada. Com 87 por cento, estaria na nona posição global. A nosso ver, é cruel a avaliação dos ‘gamers’ e é consensual que este Mundo pós guerra nuclear merecia nota mais alta. Seja como for, quem manda é quem joga!

 

19.º lugar – Call Of Duty: Black OPS III – Zombies Chronicles Edition 4 6,8

 

 

Milhares de jogadores (e o David Villamarin) são fãs dos zombies em Call Of Duty, mas, pelos vistos, há muito mais gente que não achou grande piada à ideia… A nota global da comunidade é, ainda assim, bastante inferior aos 78 por cento que a crítica lhe atribui.

 

18.º lugar – Monster Hunter: World 7,7

 

 

A nota do público é já muito boa, mas fica claramente atrás – mais uma vez – da dos jornalistas especializados, que lhe atribuem 90 por cento, valor que deixa Monster Hunter: World no 6.º lugar das opiniões dos media. Em que ficamos? Nem tanto ao mar nem tanto à terra?

 

17.º lugar – Mortal Kombat X 7,8

 

 

Se no ecrã da TV há pancaria da grossa, entre imprensa e comunidade de jogadores há quase consenso. Os 7,8 estão próximos dos 83 por cento que os jornalistas atribuem, mas, note-se, a classificação é bem diferente. De um lado 17.º, no outro 12.º.

 

16.º lugar – The Last Guardian 7,9

 

 

15.º lugar – Batman: Arkham Knight 7,9

 

 

14.º lugar – Battlefield 1 7,9

 

 

O primeiro empate na nossa lista. Três jogos que receberam avaliação média semelhante da opinião pública, mas que têm valores diferentes atendendo aos resultados medios das ‘reviews’ feitas pela imprensa. The Last Guardian fica atrás com 82 por cento, Batman: Arkham Knight segue-se-lhe com 87 por cento e Battlefield 1 com 89 por cento, o que lhes valeria respetivamente as 13.ª, 8.ª e 7.ª posições no ranking dos profissionais.

 

13.º lugar – Infamous: Second Son 8,0

 

 

12.º lugar – Resident Evil 7: Biohazard 8,0

 

 

Sem discussão: os 8,0 de Infamous: Second Son encaixam na perfeição nos 80 por cento da crítica, mas a mesma nota vale uma posição acima a Resident Evil 7: Biohazard, isto porque este título consegue 86 por cento no critério de desempate.

 

11.º lugar – Days Gone 8,3

 

 

10.º lugar – Until Dawn 8,3

 

 

Diretamente do meio da tabela na opinião da comunidade de jogadores, para o último entre jornalistas, com apenas 71 por cento! Honestamente, ficamos com a ideia de que a crítica especializada foi severa demais com Days Gone! E como Until Dawn teve 79 por cento de média, fica à frente…

 

9.º lugar – Crash Bandicoot N. Sane Trilogy 8,4

 

 

8.º lugar – Ratchet and Clank 8,4

 

 

Gostas mais do papá ou da mamã? Os jogadores não foram capazes de escolher entre os dois títulos – ambos divertidos – mas o olhar crítico da imprensa separou-os por 5 pontos percentuais. 80 para Crash Bandicoot N. Sane Trilogy e 85 para Ratchet and Clank.

 

7.º lugar – Final Fantasy XV Royal Edition 8,6

 

 

A expectativa – e legião de fãs – é tão grande para cada título Final Fantasy (por alguma razão há tantos) que 8,6 é uma nota mais do que esperada. Pela mesma razão (e alguma saturação?) os media apenas lhe atribuem 77 por cento, ou seja um penúltimo lugar entre os 20! Que contraste incrível. E o nosso leitor, em qual dos extremos se situa?

 

5.º lugar – Persona 5 8,7

 

 

5.º lugar – Uncharted 4: A Thief’s End 8,7

 

 

Não é engano! Esta lista não tem 6.º classificado por uma razão muito simples. É que as opiniões dos dois lados da barricada coincidem! Ou seja, não há critério de desempate que possa ser aplicado aqui, uma vez que também os jornalistas valorizaram os jogos da mesma forma, no caso com incríveis 93 por cento, os quais colocariam os dois títulos no terceiro lugar do pódio!

 

4.º lugar – Detroit: Become Human 8,8

 

O espelho perfeito para um dos exclusivos mais aguardados dos últimos anos: aquele em que androids reclamam a liberdade e que lhes sejam reconhecidos sentimentos. A comunidade de jogadores sentiu-se tocada pelo apelo e deu-lhe 8,8 em 10, o que vale um quarto lugar, mas a crítica apenas 78 por cento, o que deixa este título a quatro lugares do fim da classificação na lista do PS Plus Collection.

 

3.º lugar - Bloodborne 8,8

 

 

Porque estamos aqui a falar de pódio, optámos por separar Bloodborne de Detroit: Become Human, apesar de o público lhes dar a mesma nota. E porquê? Apenas (e só) porque Bloodborne tem nota de 92 por cento entre a crítica especializada. Mesmo que nós discordemos (da nota de Detroit…), seguimos as regras.

 

2.º lugar – God of War 9,2

 

 

Sendo um Deus Guerreiro, talvez Kratos não aceite com fair-play perder este “passatempo”. Sobretudo porque tem a mesma apreciação para o público (roça a perfeição), mas menos um ponto percentual que o vencedor. 94 por cento é a nota média (média, note-se… o que significa que não lhe faltam 100 por centos, inclusive o nosso).

 

1.º lugar – The Last of Us Remastered 9,2

 

 

95 por cento foi a classificação média dos jornalistas para o grande vencedor deste ranking. Algo que talvez se justifique pelo facto de, sendo um grande título e, provavelmente, menos genial (para muitos) que God of War, tem o mérito de ter sido lançado antes. Seja como for, a este nível já se está a discutir quem é o melhor de sempre: Pelé, Maradona, Cristiano Ronaldo ou Messi? Se começarmos mesmo esta discussão, nunca mais daqui saímos… Mas, para que conste, os dois primeiros classificados são os mesmos dos dois lados… E, convenhamos, basta um só dos jogos desta lista para justificar o investimento no serviço PlayStation Plus – recorde-se, para quem tem uma PlayStation 5 e quer jogar estes títulos da PS4 na sua nova (e adorada) consola!

 

 

Ler Mais

Últimas Notícias