Oddworld: Soulstorm: A luta pela liberdade

Jogos 23-04-2021 20:58
Por Redação

Depois do remake de Oddworld: New ‘N’ Tasty de 2014, a odisseia de Abe regressa com Oddworld: Soulstorm, que é um remake de Oddworld: Abe’s Exoddus. Este jogo é gratuito na Playstation 5 para quem tem o serviço Plus.

 

A história prossegue exatamente onde acabou a último jogo e a fuga para a liberdade dos Mudokons, que continuam a ser perseguidos. Para piorar a situação surgiu uma doença misteriosa que os está afetar. Abe irá novamente tentar liderar os perdidos Mudokons na luta contra a escravatura que são sujeitos pelos Glukkons e também fonte de comida para eles.

 

 

Mesmo que o jogador não tenha jogado nenhum dos títulos anteriores irá ter acesso a vídeos que explicam o passado e o presente dos Mudokons.

 

Embora este jogo seja 2D, visto de lado, na realidade acaba por ter efeitos que parecem quase 3D e dá outro tipo de profundidade ao jogo. Obviamente que a qualidade dos cenários e animações estão a anos-luz dos títulos anteriores.

 

 

Oddworld Soulstorm prossegue a ser um jogo de plataformas, com puzzles, que envolve «stealth» e também alguma paciência ao jogador para passar os obstáculos que vão surgindo. A jogabilidade vai envolver um conjunto de aspetos para ter sucesso. O jogador vai ter de analisar a situação e perceber como vai conseguir passar pelo cenário sem morrer. O que muitas vezes não é fácil na primeira tentativa, na quarta ou na 11.ª tentativa. O «gamer» vai ter ajudas no local, visto que existe um sinal que dá umas dicas. Outro aspeto muito importante para não perder a paciência são os sucessivos «saves» que o jogo vai fazendo quando passa uma plataforma para outra e surge um novo desafio.

 

 

O jogador tem sempre que apanhar todos os objetos que estão nos barris ou caixas. São sempre decisivos ou facilitam muito o sucesso. A combinação da água e o líquido inflamável que apanhamos é crucial. Para não sermos detetados é preciso utilizar a opção de andar muito devagar, em bicos de pés, para que os guardas não nos oiçam. Caso contrário eles vão ficar muito mais atentos, agressivos e a morte é inevitável.

 

 

Este jogo tem muito humor negro e muitas vezes a única hipótese para passar é incendiar o chão e queimar os guardas. Outra habilidade crucial que Abe tem é entrar numa espécie de meditação em que consegue controlar um adversário durante algum tempo. Isso permite fazer três coisas cruciais para passar o nível. Ou provocar o seu suicídio, fazer com que ele adormeça e depois chegamos próximos tiramos tudo o que tem e fica todo atado. Também podemos controla-lo e atacar outros guarda. O raio do alcance da meditação tem um limite e também existem uma espécie de alarmes que não permitem utilizar essa técnica e se a fizermos somos brindados com um raio elétrico…. A meditação também é necessária para ativar certas portas.

 

 

O jogo é longo e tem muitos níveis para explorar, mais níveis bónus e diferentes tipos de finais, tendo em conta o número de Mudokons que salvamos.

 

Oddworld Soulstorm é um jogo que engloba diferentes estilos, com um humor peculiar e é difícil não gostar da luta de Abe para tentar salvar a sua raça. Uma coisa é certa, esta franchise não termina com este jogo...

 

Ler Mais

Últimas Notícias