Oficial: Superliga Europeia foi anunciada

UEFA 18-04-2021 23:26
Por Redação

Depois dos rumores, surgiu a confirmação.  Ao final da noite deste domingo, 12 clubes europeus emitiram um comunicado de imprensa onde revelam a intenção de criar a Superliga Europeia.

 

Florentino Pérez (Real Madrid) é o presidente desta prova, coadjuvado por Andrea Agnelli (Juventus) e Joel Glazer (Manchester United). Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Liverpool, Manchester City, Real Madrid e Tottenham são os outros membros fundadores, aos quais se irão juntar mais três que ainda não são conhecidos.

 

«Os 12 clubes fundadores representam milhares de milhões de adeptos e 99 troféus europeus. Estamos todos juntos num momento crítico, de forma a desenhar uma competição a lutar por um futebol sustentável a longo prazo, aumentando a solidariedade e dando aos adeptos e futebolistas amadores um conjunto de jogos emocionantes, que vão aumentar a paixão pelo jogo», revelou Andrea Agnelli, presidente da Juventus e ‘vice’ da Superliga Europeia.

 

Na mesma nota é revelado o formato desta competição:

 

- 20 clubes, com 15 fundadores a garantirem um lugar permanente e cinco lugares atribuídos por via de uma qualificação;

 

- Os jogos vão realizar-se a meio da semana, de forma a não perturbar as competições domésticas;

 

- A prova vai ter início em agosto, com dois grupos de 10 equipas, disputado a duas voltas. Os três primeiros apuram-se diretamente para os quartos de final, enquanto o quarto e o quinto vão disputar a última vaga num play-off. Segue-se uma fase a eliminar, com a final a ser disputada em maio, em campo neutro.

 

Ainda não existe data anunciada para a primeira edição, com a organização desta prova em discussão com a UEFA e a FIFA para ultrapassar os atuais diferendos e colocar em prática a competição.

 

Ler Mais
Comentários (122)

Últimas Notícias