Aimar sobre a falta de jogadores criativos: «Futebol não é xadrez»

Argentina 09-04-2021 11:05
Por Redação

Pablo Aimar, antigo internacional argentino que passou pelo Benfica entre 2008 e 2013, participou num debate online onde explicou os motivos por que vão escasseando os chamados jogadores criativos no futebol moderno.

 

«Não gosto de ouvir dizer que já não existem jogadores criativos, especialmente quando os treinos são automatizados. É provável que não existam criativos porque agora tudo é automático. Dizemos a atletas de 15 anos para não fazerem fintas porque perdem a bola. Nessas idades vão perder a bola muitas vezes», começou por dizer Aimar, também conhecido por ‘El Mago’ pela magia que surtia quando tinha a bola nos pés.

 

E prosseguiu: «Entendo o jogo posicional, a necessidade de atacar os espaços. Nós, treinadores, temos de assumir essa suposta, ou real, falta de criativos. Acho que as defesas em bloco estão a destruir os jogadores criativos. Os criativos fazem fintas, inventam algo quando tudo o resto é monótono.»

 

O agora treinador da seleção de sub-17 da Argentina deixou uma sugestão resolver o problema: «É preciso criar condições para esses jogadores. O futebol vive muito da imaginação, não é como o xadrez em que as peças fazem sempre os mesmos movimentos. Os jovens precisam de errar. Se treinamos tática apenas com jogadores destas idades não podemos esperar criativos.»

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias