«Mumin vai triunfar e atingir níveis muito altos»

Vitória de Guimarães 30-11-2020 11:12
Por Pedro Cadima

Abdul Mumin é um dos centrais que mais esperanças oferece no Gana e começa a firmar o seu posicionamento no Vitória, que fez grande aposta no jovem ganês de 22 anos. Assinou até 2024, chegando à cidade berço depois de muito progredir nos dinamarqueses do Nordsjaelland - Sheffield United, Mónaco e Celtic também o tentaram recrutar.

 

As qualidades do defesa, apontado como verdadeiro diamante no continente africano, estão a florescer com João Henriques, tendo em Tondela somado o quarto jogo consecutivo como titular. O técnico, que sucedeu a Tiago Mendes, soma seis jogos realizados e, nesta última jornada, decidiu-se pela dupla Mumin/Jorge Fernandes, relegando o inglês Suliman para o banco.

 

Um indicador que o ganês, depois de dificuldades iniciais - também acusou Covid-19 -, está a enquadrar-se na perfeição no que são as premissas comportamentais pedidas pelo treinador. Mumin é um central de grande estaleca física, capacitado com a bola e capaz de ser dominador nos duelos. Os sonhos do jovem defesa são contados por Mohammed Kudus, prodígio ganês de 20 anos, que saiu do Nordsjaelland esta época para o Ajax como potencial sucessor de De Jong. Kudus e Mumin geraram simpatia na Dinamarca e foram agraciados com um ramo de flores na sua despedida. Os dois jogadores têm uma forte amizade, que remonta também à mesma academia onde cresceram, em Acra, a Right do Dream. A recuperar de grave lesão sofrida diante do Liverpool para a Champions - a estreia na prova durou seis minutos -, Kudus torce muito por Mumin.

 

«Sei que agarrou um grande desafio. Está apostado em superar-se, chegar a maiores níveis competitivos e corresponder a todos os seus sonhos. Ele espera muito dele, exige imenso, cuida de todos os pormenores essenciais para crescer no ambiente futebolístico. É incansável», assegura o virtuoso Kudus, sem se deter: «Não vejo que possa ter problemas em Portugal. Ele destaca-se pela sua força mental, tem tudo para estar nas melhores ligas e nos melhores clubes. Vai triunfar e chegar a um nível muito alto, ao topo. É o melhor defesa-central com quem já joguei.»

 

E os elogios de Kudus não se ficam por aqui.

 

«Vai dar tudo o que tem para chegar onde se propõe. É muito inteligente dentro e fora do campo. Tem muitas qualidades, tem princípios em que acredita e não abre mão deles», resumiu o médio do Ajax.

Ler Mais
Comentários (35)

Últimas Notícias