TT, o Todo o Terreno que nunca deixou de marcar

Sporting 26-09-2020 10:40
Por Mário Rui Ventura

Quinta-feira, 24 de setembro de 2020. O dia em que Tiago Tomás cumpriu um sonho para o qual trabalhou durante 14 anos: marcar em Alvalade pela equipa principal. Com apenas 18 de idade, foi logo aos quatro que o avançado começou - no futsal, primeiro, por influência dos pais, na Quinta dos Lombos, clube bem perto de casa. Ano e meio depois, passou da quadra para o campo, no Carcavelos. Passou ainda por Maristas e Estoril, sempre no futebol 7, tanto a médio centro como a avançado. Em 2014 chegaria, então, ao Sporting, recrutado para o Polo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), para os sub-13.


«Nos escalões de sub-13 e sub-14 jogou preferencialmente como extremo. Depois, a partir dos sub-15, começou a ser utilizado como avançado-centro», recorda a A BOLA Pedro Coelho, atual treinador dos sub-19 do Sporting e que orientou Tiago Tomás nos infantis A, ainda no Polo EUL, nos iniciados e, na época passada, já nos juniores, de onde deu o salto para os sub-23 e plantel principal.


«Foi a sua evolução consistente que fez com que fosse incluído no grupo de elite de jogadores do Sporting, bem como uma presença regular nas seleções nacionais», acrescenta Pedro Coelho sobre o avançado que se estreou por Portugal em 2018, nos sub-17, numa partida com a Hungria.


Primeiro médio, depois extremo, finalmente avançado, este autêntico todo o terreno foi sempre consistente num capítulo. «Entre o escalão de sub-15 e os sub-18 foi sempre o melhor marcador das suas equipas. É essa consistência, resiliência, talento e capacidade de trabalho que lhe deu o espaço competitivo atual, com idade ainda de sub-19», explica ao nosso jornal Pedro Coelho, treinador que mais conhecimento tem para definir o jogador: «Tem talento, acesso a condições de excelência para evoluir e capacidade de superação. É competente no jogo entre linhas e muito móvel no ataque à profundidade. Tem boas capacidades físicas, é muito agressivo, competitivo e resiliente.»
 

Ler Mais
Comentários (15)

Últimas Notícias