O ensino da educação física e desporto através do recurso das vídeo-aulas (artigo de Vítor Rosa, 108)

Espaço Universidade 21:06
Por Vítor Rosa

No passado dia 01 de junho de 2020 realizou-se um webinar, subordinado ao tema “O ensino da educação física e desporto através do recurso das vídeo-aulas: desafios e oportunidades”. Este evento, por videoconferência, foi livre e foi promovido pela ReLeCo – Educação Desportiva, Corpo e Ética, comunidade de investigação e aprendizagem, que se insere no âmbito do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa.

O evento digital contou com a presença de 20 participantes (investigadores, professores universitários e do secundário), permitindo refletir sobre o tema em causa. Durante duas horas, falou-se sobre os desafios e oportunidades que se colocam no âmbito do ensino da Educação Física (EF) à distância, das desigualdades sociais e educativas, das boas práticas pedagógicas levadas a cabo durante a pandemia Covid-19, do acesso às novas tecnologias, da incapacidade de alguns pais/encarregados de educação no acompanhamento dos seus filhos/educandos, dos processos de socialização, entre outros aspetos.

Os professores de EF referiram que sentem a necessidade de voltar a estar face a face com os seus alunos, de forma presencial, pois nada substitui a interação social. Ficou patente que os(as) alunos(as) que gostam de se expor menos nas aulas de EF sentiram-se à-vontade com a mediação do digital, sem receio das críticas dos seus colegas, e têm cumprido as tarefas solicitadas pelos docentes. Evidenciou-se também que alguns alunos, apesarem de terem telemóveis de última geração, não dominam as novas tecnologias. Os presentes, no final da sessão, agradeceram e salientaram a importância da iniciativa.

 

Vítor Rosa

Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Comentários (0)

Últimas Notícias