78 Terroristas abatidos pelas Forças de Defesa e Segurança em Macomia

Moçambique 01-06-2020 15:26
Por António Mavila, Moçambique

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) abateram 78 terroristas e feriram mais de 60 no distrito de Macomia na província de Cabo Delgado e dois dos mortos são de nacionalidade Tanzaniana lideres dos malfeitores um dos quais terá dirigido o primeiro ataque em outubro de 2017.
 

A ofensiva militar aconteceu depois que os terroristas ocuparam o distrito de Macomia e algumas aldeias do distrito na semana passada, o que levou as FDS a desenvolverem operações para repor a ordem segurança.


O ministro da Defesa, diz que a ofensiva militar contou com a colaboração da população que nos últimos dias tem denunciado movimentos estranhos em alguns distritos de Cabo Delgado. Jaime Neto diz que as FDS continuaram a trabalhar no sentido de repor a ordem nos distritos que tem sido alvo dos ataques dos terroristas.


Os confrontos em Macomia que duravam desde quinta-feira provocaram a queda da linha elétrica que abastece a zona norte de Cabo Delgado, que passa junto à vila e cuja reposição o ministro da Defesa prometeu para breve. Aliás os rebeldes destruíram também antenas das telefonias móveis.

«Se não fosse essa colaboração da população, seria muito difícil até empreendermos esse contra-ataque que fizemos aos terroristas depois de se instalarem na vila sede de Macomia», disse Jaime Neto.

Em dois anos e meio de conflito estima-se que já tenham morrido, no mínimo, 550 pessoas e que cerca de 200 mil já tenham sido afetadas, sendo obrigadas a refugiar-se em lugares mais seguros, perdendo casa, hortas e outros bens.

 

 

 

 

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias