Covid-19: Cuba envia 60 médicos a Moçambique

Moçambique 28-05-2020 17:23
Por Alexandre Zandamela, em Maputo

Sessenta médicos cubanos chegam este fim de semana a Moçambique, para apoiarem no combate ao Covid-19, de acordo com informação prestada pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Cuba em Maputo, Pável Diaz Hernandez.

 

O diplomata cubano disse à Rádio Moçambique que a chegada daquele grupo de médicos surge em resposta ao pedido formulado pelo Governo moçambicano.

 

Pável Diaz Hernandez referiu que a brigada de 60 especialistas irá juntar-se a outros médicos que já se encontram a trabalhar em Moçambique em várias especialidades, incluindo no combate ao novo Coronavírus.

 

Diaz Hernandez assegurou ainda que, muito brevemente, Moçambique vai receber 20 mil doses de Interféron, um fármaco de fabrico cubano responsável pelo reforço do sistema imunológico do organismo humano.

 

Entretanto, o Ministro moçambicano da Saúde, Armindo Tiago, assegurou que, até outubro próximo, todas as províncias do país terão capacidade de realizar testes ao Covid-19.

 

Falando esta quinta-feira na Assembleia da República, na sessão de perguntas ao Governo, a propósito da descentralização da testagem, Armindo Tiago disse que, no próximo mês de junho, as províncias de Sofala, Zambézia, Tete, Nampula e Cabo Delgado vão já realizar testes de Covid-19, em face da chegada ao país de mais reagentes a serem usados nas testagens.

 

«Vamos receber os testes para as máquinas e, como algumas províncias já têm capacidade e tecnologia instaladas, vamos iniciar, no próximo mês, a realização da testagem em Sofala, Zambézia, Tete, Nampula e Cabo Delgado. Ainda em junho, na perspetiva da expansão da testagem, iniciaremos a investigação a partir do Centro de Investigação de Saúde da Manhiça e, desta forma, progressivamente, vamos assegurar que testagem se faça em todo o território nacional», afirmou.

 

No âmbito das medidas de prevenção desta pandemia, o Ministro da Saúde disse que já foi ativado o mecanismo de funcionamento de emergências em todas as províncias do país. Segundo ele, o mecanismo de emergência está a coordenar todas as ações de resposta do novo Coronavírus.

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias