Federação Moçambicana de Futebol recebe 500 mil dólares da FIFA

Moçambique 27-05-2020 17:42
Por Antonio Mavila

A FIFA vai antecipar o apoio anual à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) disponibilizando já no mês de maio um valor de 500 mil dólares, cerca de 35 milhões de meticais, e não em julho como estava previsto.

 

O pagamento antecipado do valor visa fazer face às enormes dificuldades que as federações nacionais, em particular a moçambicana, atravessam num momento em que as atividades desportivas estão suspensas devido ao Covid-19, o novo coronavírus.

 

Sobre o assunto, o presidente da FMF, Feizal Sidat, confirmou ao jornal notícias publicado em Moçambique, que o valor será mesmo concedido pelo órgão máximo do futebol mundial dentro dos próximos dias.

 

«Trata-se de um apoio que a FIFA dá anualmente às federações e por causa do momento que o mundo do futebol está a atravessar, devido a pandemia de Covid-19, decidiu antecipar e vai disponibilizar o valor agora e não em julho como era esperado. Portanto, não se trata de um valor acrescentado e como tal teremos de fazer a devida aplicação», disse, ressalvando que várias competições de seleções foram suspensas: “Mambas”, das seleções de formação, futebol feminino, futebol de praia e futsal e que parte desse valor será para suprir essas despesas quando as competições reiniciarem.

 

Sidat afirma ainda que o valor será também usado para o pagamento de salários aos funcionários da FMF. Sublinhe-se que a cedência do referido montante às federações tinha sido acordada durante um congresso da FIFA em 2016.

 

FIFA solidária

 

Entretanto, no seu comunicado, a FIFA explica que trabalha para continuar a apoiar as entidades desportivas mais necessitadas.

 

«A pandemia causou desafios inesperados para toda a comunidade do futebol e, como órgão máximo a nível mundial, é dever da FIFA estar lá e ajudar as entidades que estão mais necessitadas. Este é o primeiro passo de um plano de alívio financeiro que estamos a desenvolver para responder à emergência atual no futebol. Juntamente com os nossos parceiros, estamos a contabilizar as perdas e estamos a desenvolver as ferramentas mais apropriadas e efetivas para implementar nas próximas fases do plano», afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, no comunicado do organismo.

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias