«Não é um bicho destes que me vai deitar abaixo»

Fátima «Não é um bicho destes que me vai deitar abaixo»

NACIONAL29.03.202010:02

Quando o padre António Pereira regressou a Fátima depois de uma viagem a Israel, com regresso por Madrid, percebeu que alguma coisa não estava bem. Sentiu-se sem força e o corpo dizia-lhe que algo não estava bem. O presidente do Fátima estava infetado com Covid-19, mas ainda não sabia. O resultado positivo do teste chegou pouco tempo depois.

«Suspeitei logo. Os dias foram passando, com muita tosse, dores no corpo. A febre nunca foi alta, 38 no máximo. Um amigo meu disse-me que ia testar os empregados e perguntou-me se queria ser testado. Esperei três dias pelo resultado, a minha condição foi piorando», conta o padre António Pereira, a A BOLA. Era Covid-19.

O presidente do Fátima e do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima está isolado no Seminário dos Monfortinhos, em Fátima. Não tem contacto com ninguém e a comida é-lhe deixada à porta: «Estou de cama, a recuperar, não me aguento de pé.»

O sacerdote, de 75 anos, esteve em Jerusalém, em Israel, para uma viagem espiritual. A TAP assegurou ligação direta, mas o mesmo não aconteceu no regresso. António Pereira voltou de autocarro de Madrid até Fátima e suspeita que o contágio aconteceu no aeroporto da capital espanhola. O grupo era composto por 17 pessoas. Algumas desistiram por receio do novo coronavírus. Mais ninguém revelou sintomas do Covid-19. O presidente do Fátima mantém bom espírito.

«Sinto-me vencedor e vou ser vencedor. Não é um bicho destes que me vai deitar abaixo. Controlo a febre com paracetamol. Se tivesse problemas respiratórios, a música era outra», reconhece o presidente do Fátima. Ainda assim, nunca senti medo: «Já fui operado várias vezes e aí tive medo. Desta não tenho medo, não assusta ninguém.»

Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.