Árbitro André Santos tira bilhete de Classe 2 nos Europeus

Snooker Árbitro André Santos tira bilhete de Classe 2 nos Europeus

SNOOKER18.03.202016:22

Com a competição a decorrer já sem portugueses à mesa a jogar nos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker, a decorrerem em Albufeira desde dia 7 e até dia 19 do corrente mês, o snooker português teve esta quarta-feira mesmo com a eliminação prematura dos seus jogadores do torneio de Absolutos, ainda nos seus oitavos de final, um motivo para alento vindo dos Salgados, com o português André Santos, de 27 anos, a ser aprovado como árbitro de Classe 2.

Depois de o conimbricense João Leão ter também ascendido, já durante a prova, da Classe 3 à Classe 2, foi a vez do diligente algarvio, a jogar em casa – André Santos é natural de Lagos – ver a sua dedicação premiada, com a aprovação pelo Chefe de Árbitros da European Billiards and Snooker Association (EBSA) no torneio, o russo Vadim Krivda, no exame, composto de parte prática (observado em ação durante um jogo de duas horas) e depois da teórica (questionário oral).

«Estou muito satisfeito. Era um velho sonho e aspiração. Quem me conhece sabe o quanto tenho gasto do meu bolso pela minha paixão. É um orgulho mas também uma responsabilidade acrescida, que encaro com confiança», disse-nos o lacobrigense.

Do trio de árbitros portugueses, apenas Miguel Santos, lisboeta de 45 anos, e que também havia requerido o exame para subir na exigente e dedicada carreira de árbitro, acabou por não ver ainda atendido o seu pedido para tentar ascender à Classe 2 (é classe 3, como João Leão e André Santos o eram até estes Europeus).

Miguel Santos que, recorde-se, foi o marcador de pontos e árbitro assistente de… João Leão na final do torneio de ‘6 Vermelhas’, entre o ucraniano Iulian Boiko e o galês Darren Morgan. Para a alegria ser maior, cereja no topo do bolo seria a EBSA outorgar a Portugal a honra de um seu representante arbitrar a derradeira e mais prestigiosa final dos quatro eventos do torneio, na quinta-feira, dia 19: ainda não se sabe quem é…

À mesa, nos oitavos de final, a Inglaterra, com quatro representantes, Gales com três e a Escócia (dois) mostram poderio nos oitavos de final. Os quartos de final vão disputar-se ainda esta tarde, à melhor de sete ‘frames’ – até um ganhar quatro (de 4-0 a possíveis 4-3), com o último jogo agendado para se iniciar às 19 horas.

Para quinta-feira, dia 19 do corrente mês, e em que será encontrado o sucessor do polaco Kacper Filipiak como campeão europeu, ficam as meias-finais (10 e 13 horas) e a final, a partir das 16 horas, esta última já jogada à melhor de nove parciais: é campeão europeu e ganha a nomeação da EBSA à World Snooker para jogar o ‘main tour’ nas próximas duas temporadas como profissional o primeiro que vencer cinco (de 5-0 a possíveis 5-4).