Trio luso começa o dia a perder nos Europeus de Albufeira

Snooker Trio luso começa o dia a perder nos Europeus de Albufeira

SNOOKER17.03.202014:15

Três derrotas até ao início da tarde deste dia para os três atletas a representar Portugal nos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker, João Grilo, Ricardo Salgado e Tiago Silva, nos primeiros jogos do torneio principal (Absolutos), que se irá concluir apenas na quinta-feira, dia 19 do corrente mês, mas cuja fase de grupos se iniciou na manhã e irá concluir-se ainda esta quarta-feira.

A primeira alegria para Portugal quase surgia no terceiro e último da primeira leva de três dos oito jogos dos portugueses neste dia, com João Grilo (Grupo J) ante Raymond Fry: o português esteve na frente por 1-0 e 2-1 (‘break’ de 45 pontos no terceiro parcial) mas viu o norte-irlandês forçar a ‘negra’ (2-2) e, na quinta partida, assinar entrada ganhadora de 68 pontos. Essa foi outra das novidades do dia: os jogos desta fase são, afinal, à melhor de cinco ‘frames’, até um jogador vencer três (3-0 a possíveis 3-2) e não de sete parciais, como anunciado na véspera… em que o número de competidores era de 58 e neste dia são já 59.

Para se apurar, João Grilo terá agora de somar duas vitorias nos dois jogos que ainda lhe faltam disputar neste dia, ante o finlandês Heikki Niva (16 horas) e o belga Dean Leyssen (20 horas).

No Grupo F, Tiago Silva abriu hostilidades para Portugal à mesa manhã bem cedo – e veio às sessões de treino, com mesa livre, entre as 7 e as 9 horas, como tem sucedido diariamente…- ante o ucraniano Iulian Boiko, prodígio de 14 anos consagrado campeão europeu de ‘6 Vermelhas’ nos Salgados dia 16 do corrente mês e vice-campeão mundial no WSF Open, disputado em Malta, em janeiro do corrente ano.

Tiago perdeu por 0-3, um resultado é enganador: o  português assinou um ‘break’ de 43 pontos no segundo ‘frame’ e outro de 36 no derradeiro, em que tinha 12 pontos de vantagem para 13 na mesa (65-53) após vistosa azul cruzada a três tabelas para um dos buracos do meio mas Boiko embolsou rosa longa de classe com colocação de branca perfeita para a bola preta… e venceu.

«Para quem jogou pela segunda vez nestas mesas, não foi mal. Poderia ver vencido qualquer dos ‘frames’, que acabei por perder nas bolas de cor. O Boiko disse-me isso mesmo e cumprimentou-me. Os elogios de Iulian provam que é um campeão até na humildade. Fica um sabor especial mas amargo», afirmou-nos Tiago Silva depois de exibição sem rendimento a condizer e agradecido ao ucraniano.

Tiago Silva está agora obrigado a vencer o credenciado galês Andrew Pagett, um dos favoritos à vitória nos Salgados – a par de Rory McLeod, que começou mal o dia surpreendido pelo norte-irlandês Fergal Quinn (1-3), a par de Sanderson Lam -, jogo que se irá iniciar às 14 horas, para não se despedir neste dia da prova.

No Grupo K, Ricardo Salgado foi batido (0-3) e, reflexo da «falta de tempo para treinar» dos afazeres organizativos, não foi além de nove pontos (parciais 1-62, 1-74 e 7-72) ante o francês Alexis Callewaert. Está obrigado a vencer o escocês Ross Muir (16 horas) e o suíço Alain Vergére (20 horas), no que se afigura quase missão impossível, para se conseguir qualificar.

À margem de Albufeira, de referir que a World Snooker adiou esta terça-feira, pura e simplesmente, o Tour Championship, prova reservada ao ‘top 8’ da hierarquia a um ano, que se deveria realizar em Llandudno (Gales) até domingo, dia 22 do corrente, devido à pandemia do Covid-19… depois de na segunda-feira, inicialmente, ter determinado que ia avante mas à porta fechada, tal como sucedeu no Open de Gibraltar.

Resultados dos portugueses, esta 3.ª feira:

Tiago Silva-Iulian Boiko, 0-3

Ricardo Salgado-Alexis Callewaert, 0-3

João Grilo-Raymond Fry, 2-3

Tiago Silva-Andrew Pagett, 0-0 (em curso)

Ricardo Salgado-Ross Muir (16 horas, Mesa 2)

João Grilo-Heikki Niva (16 horas, Mesa 3)

João Grilo-Dean Leyssens (20 horas, Mesa 2).

Ricardo Salgado- Alain Vergére (20 horas, Mesa 4)