Desistências levam a encurtar Europeus em três dias: acabam quinta-feira

Snooker Desistências levam a encurtar Europeus em três dias: acabam quinta-feira

SNOOKER16.03.202015:37

Numerosas desistências de última hora de jogadores inscritos, devido à pandemia do Covid-19 (declinaram à última hora ou voltaram aos seus países) tornaram desnecessários tantos dias de jogos para apurar o próximo rei do snooker no velho continente em Albufeira nos ESC Online Campeonatos Europeus de Absolutos, o que levou esta segunda-feira a European Billiards and Snooker Association (EBSA) e a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) encurtar a realização do evento em três dias, com a ação do concurso de Absolutos a acabar já na quinta-feira, dia 19 do corrente mês, em Albufeira, e não no domingo, dia 22, como inicialmente previsto.

Dos 148 inicialmente inscritos há 15 dias para a última prova dos Europeus, o concurso Absoluto – em que o vencedor, tal como aconteceu com o irlandês Aaron Hill nos sub-21, ganha o direito a jogar o ‘main tour’ com os profissionais durante duas temporadas – há, a meio da tarde desta segunda-feira, confirmada a presença à mesa nos Salgados de… 62.

Realidade dinâmica e números a mudar quase de minuto a minuto, com comunicações a sucederem-se em catadupa e jogadores de nacionalidades várias ou a informarem que ou não vêm ou, mesmo muitos já nos Salgados, a fazerem as malas e regressarem de imediato aos seus países antes que estes fechem as suas fronteiras ou imponham quarentena obrigatória à entrada.

A solução lógica, com menos de metade dos inicialmente inscritos, é jogar toda a fase de grupos –16 grupos, 14 de quatro jogadores, com os dois primeiros a qualificarem-se para a fase de KO direto (quem perde, é eliminado) e dois grupos com três jogadores – na terça-feira, dia 17 do corrente mês, e as fases intermédias já de eliminação direta na quarta-feira, dia 18 do corrente mês, com tudo a terminar na quinta-feira, dia 19: meias-finais e finais dos Absolutos para coroar o quarto campeão europeu nos Salgados.

João Leão e Miguel Santos arbitram final das ‘6 Vermelhas’

De referir que dos 15 da Seleção Nacional já ontem reduzidos a quatro, Portugal terá agora à mesa apenas um trio na competição principal: Tiago Silva, Ricardo Salgado e João Grilo, pois Nuno Miguel Santos também comunicou neste dia abdicar da sua participação no torneio, que, após os sub-18, sub-21 e as ‘6 Vermelhas’, encerra a prova.

Esta segunda-feira o Salgados Palace Hotel irá coroar um segundo campeão destes europeus em três provas, após Aaron Hill (Irlanda) ter ganho os títulos continentais de sub-18 e sub-21: é nas ‘6 Vermelhas’, com o campeão a ganhar o direito a representar a Europa no Mundial desta variante do snooker, em Banguecoque (Tailândia).

Depois dos ‘quartos’ e meias-finais disputadas durante a manhã e princípio da tarde deste dia, a final irá colocar frente a frente o ucraniano Iulian Boiko, de 14 anos, com o galês Darren Morgan, de 53 anos, à melhor de 9 ‘frames’: é campeão o primeiro a vencer cinco (de 5-0 a possíveis 5-4).

Boa notícia para Portugal: o árbitro da final das ‘6 Vermelhas’ é o português João Leão, advogado conimbricense de 26 anos, coadjuvado pelo lisboeta Miguel Santos, de 45 anos.

Na noite desta segunda-feira (20 horas) acontecer a cerimónia oficial de abertura do Europeu de Absolutos, com o sorteio dos grupos também a ter lugar.

Quartos de final do Europeu de ‘6 vermelhas’, esta 2.ª feira (apurados a negro):

Mark Loyd (Ing)-Gary Thomson (Esc), 2-4

Iulian Boiko (Ucr)-Brian Ochoiski (Fra), 4-3

Julien Leclercq (Bel)-Dean Leysen (Bel), 4-3

Darren Morgan (Gal)-Bulcsú Révész (Hun), 4-0

Meias-finais:

Gary Thomson (Esc)-Iulian Boiko (Ucr), 0-4

Julien Leclercq (Bel)-Darren Morgan (Gal), 3-4

Final (campeão a negro):

Iulian Boiko (Ucr)-Darren Morgan (Gal) 16 horas