Tiago Silva não resiste (0-4): Portugal fora do Europeu de ‘6 Vermelhas’

Snooker Tiago Silva não resiste (0-4): Portugal fora do Europeu de ‘6 Vermelhas’

SNOOKER14.03.202017:14

Um desaire (0-4) ante o belga Kevin Hanssens, no derradeiro jogo de Tiago Silva no Grupo G, consumou, ao final da tarde deste sábado, o final da esperança de Portugal em ter pelo menos um representante na fase a eliminar do terceiro de quatro torneios em curso nos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker que decorrem em Albufeira desde dia 7 do corrente mês até ao próximo dia 22.

Já eliminado desde o início da tarde deste dia, e apenas para cumprir calendário, também Tiago Teixeira (Grupo L) despediu-se dos panos verdes do Salgados Palace Hotel até ao Europeu de Absolutos, que começa na próxima terça-feira, dia 22 do corrente mês, com terceiro desaire (0-4) ante o polaco Daniel Holoyda.

Ponto final na participação de Portugal em três dos quatro torneios em Albufeira: resta a prova de absolutos, cuja cerimónia de abertura oficial está agendada para segunda-feira, dia 16 do corrente mês, as 20 horas, e os jogos de terça-feira, dia 17, até 22 do corrente mês.

Tiago Teixeira e Tiago Silva vão ter 48 horas de descanso e, a partir de terça-feira, Portugal terá nove jogadores na prova principal - mesmo com a baixa de João Roque (SC Braga) e, de última hora, de Diogo Badalo (Académica de Coimbra), esta comunicada nas últimas horas : além da dupla supracitada, juntam-se-lhes Ricardo Salgado, Nuno Miguel Santos, Alexandre Almeida, João Grilo, Fernando Cardoso, João Esteves da Silva e Luís Miguel Alves.

O sorteio dos grupos e respetivos adversários dos nove atletas nacionais é segunda-feira, dia 16 do corrente mês. Até lá, Albufeira dá o palco aos ases de além fronteiras que em prova se mantém apesar da crescente dificuldade de muitos em, apesar de quererem continuar, terem de voltar de imediato aos seus países e desistirem pelo receio de não terem ligações aéreas ou lhes verem barrada a entrada devido ao surto de covid-19.

Nas decisões do Europeu de sub-21, que terminará este sábado (final a partir das 18 horas), depois de o inglês Hayden Staniland ter vencido o francês Brian Ochoiski por 4-3 na primeira das meias-finais, o irlandês Aaron Hill, de 18 anos, campeão europeu de sub-18 em 2019 e já nos Salgados (2020) está a um passo de colecionar segundo troféu em Albufeira, após ter vencido, na segunda meia-final, o belga Ben Mertens, de 15 anos (4-1).

A final do Europeu sub-21 será jogada à melhor de 9 ‘frames’ – até um vencer cinco (5-0 a possíveis 5-4) - às 18 horas às 18 horas deste sábado.

Impressionante o irlandês Aaron Hill, de 18 anos: vai em 16 vitórias consecutivas nos sub-18 (nove triunfos) e sub-21 (sete jogos ganhos) e em 66 ‘frames’ jogados em Albufeira, ainda e sempre invicto, concedeu apenas 11 e ganhou 55: assusta.

CALENDÁRIO DE PORTUGAL/‘6 VERMELHAS’:

Este sábado, dia 14:

Tiago Teixeira-Pavle Danilov (Mac), 3-4

Tiago Silva-Ross Bulman (Irl), 4-0

Tiago Teixeira-Daniel Holoyda (Pol), 0-4

Tiago Silva-Kevin Hanssens (Bel), 0-4