Tiagos à mesa nas ‘6 Vermelhas’ e mais um árbitro luso a subir

Snooker Tiagos à mesa nas ‘6 Vermelhas’ e mais um árbitro luso a subir

SNOOKER13.03.202018:40

Os portugueses Tiago Silva e Tiago Teixeira começam neste final de tarde de sexta-feira 13 a participação de Portugal no torneio de 6 Vermelhas dos ESC Online Campeonatos Europeus, as ‘6 Vermelhas’, a decorrerem em Albufeira desde dia 7 e até 22 do corrente mês.

Teixeira (Grupo L) está já à mesa diante do norte-irlandês Gregory Cooke, enquanto Silva (Grupo G) se estreia a partir das 20 horas perante o francês Fabian Monnin,  Os jogos são à melhor de sete ‘frames’, até um vencer quatro (4-0 a possíveis 4-3) e qualificam-se para a fase a eliminar os primeiros dois de cada grupo (quatro jogadores). Duas vitórias apuram para a fase a eliminar. A dupla de Tiagos nacional fará dois jogos, cada um, no sábado, dia 14 do corrente mês.

Em paralelo está quase a terminar o Europeu de sub-21, com a Inglaterra a colocar três ases entre os oito nos quartos de final, a jogarem-se também nas 16 mesas montadas no Salgados Palace Hotel a partir das 18 horas deste dia: Harry Andrew Gosney (Ing)-Hayden Staniland (Ing), Dylan Emery (Gal)-Brian Ochoiski (Fra), Mark Loyd (Ing)-Aaron Hill (Irl) e Bem Mertens (Bel)-Daniel Holoyda (Pol)  são os quartos de final do escalão (19 horas).

Para Portugal, duas boas notícias: o árbitro João Leão, de 26 anos, um dos assistentes da FPB na organização do torneio e, a par de Miguel Santos e André Santos, a prestigiar Portugal na arbitragem do torneio foi neste dia aprovado no exame efetuado pelo russo Vadim Krivda, responsável pelo Comité de Árbitros, para árbitro de Classe 2 (era classe 3).

A promoção permite a João Leão igualar o nível que já detém também no pool, onde o Nível 2 lhe foi igualmente já outorgado pela European Pocket Billiards Federation (EPBF). «É uma honra para o snooker nacional à qual procurarei corresponder», disse a A BOLA o advogado conimbricense.

Leão foi examinado à lupa a dirigir um dos encontros (de… três horas) e depois um enfrentou questionário oral de cerca de uma hora com êxito.

A segunda boa notícia foi a certificação de Francisco Sayal, de 69 anos, líder da Associação de Snooker da Terceira (Açores) como Coach WPBSA, após ação ministrada por Chris Lovell. Interessante dinamismo dos insulares, que, com apenas uma mesa em Angra do Heroísmo têm 15 jogadores já militantes e prometem muito mais.

Refira-se ainda que no Open de Gibraltar, prova da época 2019/2020 do World Snooker Tour a decorrer até domingo, dia 15 do corrente mês, no território do sul de Espanha sob soberania britânica, o português Francisco Domingues igualou a proeza de 2019: ultrapassou duas rondas e caiu às mãos do inglês Sean McAllister (0-3).

Participação novamente muito positiva do luso no quarto e último torneio das European Series. O torneio distribui £251 mil (€283.791), das quais £50 mil (€56.532) ao campeão. O inglês Stuart Bingham venceu a prova, que é transmitido para Portugal (EuroSport) em 2019.

CALENDÁRIO DE PORTUGAL/‘6 VERMELHAS’:

Esta sexta-feira:

Tiago Teixeira-Gregory Cooke (Irn)     0-0 (em curso)

Tiago Silva-Fabian Monnin (Fra) 20 horas (Mesa 13)

Sábado, dia 14:

Tiago Teixeira-Pavle Danilov (Mac)       12 horas (Mesa 9)

Tiago Silva-Ross Bulman (Irl) 12 horas (Mesa 7)

Tiago Teixeira-Daniel Holoyda (Pol)     16 horas (Mesa 7)

Tiago Silva-Kevin Hanssens (Bel)   16 horas (Mesa 15)