Umaro Sissoco Embaló confirma tomada de posse para quinta-feira

Guiné-Bissau 23-02-2020 22:41
Por Lusa

O major-general Umaro Sissoco Embaló confirmou, este domingo, que vai tomar posse como Presidente da Guiné-Bissau na próxima quinta-feira, e que a cerimónia será simbólica «para evitar custos aos cofres do Estado».

 

Momentos após ter chegado ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, proveniente de Dacar, capital do Senegal, Umaro Sissoco Embaló, que, segundo a Comissão Nacional de Eleições, venceu as eleições presidenciais de 29 de dezembro, confirmou a tomada de posse na quinta-feira.

 

Questionado se iria tomar posse mesmo sem uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, Umaro Sissoco Embaló disse que o «Supremo terá tempo para se pronunciar».

 

«Deixo o Supremo fazer o trabalho dele e eu farei o meu trabalho político. Isto haverá duas fases. Há uma coisa simbólica, como sempre disse, a minha tomada de posse não iria acarretar custos aos cofres de Estado», afirmou.

 

O Supremo Tribunal, que na Guiné-Bissau também tem as competências de tribunal eleitoral, mantém um braço de ferro com a Comissão Nacional de Eleições, a quem exige que faça o apuramento nacional dos resultados eleitorais, conforme a lei.

 

Na sexta-feira, a comissão permanente do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15, líder da oposição) e partido que apoiou a candidatura de Umaro Sissoco Embaló, instruiu o seu grupo parlamentar para requerer, «com caráter de urgência», uma sessão para a tomada de posse.

 

A CNE, que já publicou os resultados eleitorais finais, dando vitória a Umaro Sissoco Embaló, com 53,55% dos votos, e atribuindo a Domingos Simões Pereira 46,45%, refere ter «esgotado» a sua intervenção «no processo eleitoral».

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Ler Mais

Últimas Notícias