Rouhani diz que Trump não quer guerra antes das eleições de novembro

Irão 16-02-2020 23:00
Por Redação

O Presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse, este domingo, não acreditar que os EUA entrem em guerra com o país que lidera, já que iria prejudicar a candidatura a reeleição do Presidente Donald Trump, em novembro.

 

Teerão e Washington estão envolvidos numa escalada de tensão há vários meses, tendo chegado perto de conflito aberto quando, em janeiro, depois de um ataque aéreo norte-americano ter morto Qassem Soleimani, em Bagdade, (capital do Iraque) um importante general iraniano, provocando ataques retaliatórios por parte do Irão.

 

Este domingo, numa conferência de imprensa, o presidente iraniano disse que, apesar do clima de tensão, «Trump sabe que um conflito militar com o Irão arruinará as suas hipóteses de vencer as eleições presidenciais».

 

Hassan Rouhani acrescentou que a guerra seria prejudicial aos interesses norte-americanos e dos seus aliados regionais, como os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e o Qatar. 

 

«Penso que os americanos não irão procurar a guerra... Eles sabem bem o mal que isso lhes provocaria», disse o líder iraniano.

 

A escalada de violência iniciou-se quando os Estados Unidos se retiraram do acordo nuclear com o Irão, em 2018, iniciando uma série de vagas de sanções económicas que, em retaliação, levaram o regime de Teerão a retomar o seu programa nuclear.

 

«Acredito que, um dia, finalmente, o nosso inimigo se sentará à mesa das negociações», acrescentou, referindo-se, claro está, aos EUA.

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Ler Mais

Últimas Notícias