Jornal responde a críticos após capa polémica: «Racistas contra quem?»

Itália 06-12-2019 12:27
Por Redação

É a resposta do Corriere dello Sport às críticas pela capa da edição de quinta-feira onde lançou o clássico Inter-Roma com o título «Black Friday» com imagens dos jogadores Romelu Lukaku (Inter) e Chris Smalling (Roma), ambos negros.

 

«Linchamento contra um jornal que desde há um século defende a liberdade e a equidade», lê-se na capa desta sexta-feira, subtítulo que lança a manchete. «Racistas contra quem?»

 

«Para quem quer e pode entender, Black Friday foi e é apenas o elogio da diferença, o orgulho da diferença, a magnífica riqueza da diferença. Quem não entende, é porque não pode ou é porque o faz. Black Friday é o título inocente de um jornal, o nosso, que há quase um século defende obstinação e paixão, simplesmente paixão, os valores do desporte, do futebol. No entanto, foi transformado em veneno por aqueles que têm o veneno dentro deles», lê-se no editorial assinado por Ivan Zazzaroni.

 

O Corriere dello Sport lamenta que, apesar das sucessivas reportagens, entrevistas e artigos publicados alertando para o problema do racismo, tenha sido alvo de um «linchamento sem precedentes». E deixa a questão: «Onde chegámos? No que nos tornámos?»

 

«A batalha contra o racismo é uma coisa muito séria», sublinha, atirando aos «respeitáveis hipócritas» e «virtuosos de conveniência» que não passam de «racistas profissionais do antirracismo».

 

Acusa ainda os críticos de um ataque «intolerável e desprezível» por fazerem «traduções evitáveis que se ficaram pelo título – que, sim, traduzido é mau -; indignações de fachada, simplificações, manipulações de copy paste».

 

Atira-se também aos que «tentaram traçar a corrente do moralismo e da hipocrisia»: «Até a ofensivo o elo entre a frase ‘Champions e Scudetto in offerta’ e os dois protagonistas exaltados em cada linha, em cada peça, sobretudo na luta contra o racismo.»

 

Lamenta os quatro clubes se «solidarizaram com as ‘vítimas’ que, no nosso caso, não podiam ser», recordando que um desses clubes deu cartão amarelo ao ‘Black Friday’, ainda que reconheça o Corriere dello Sport como um jornal anti-racista. «Atenção: até na vida existe VAR.»

Ler Mais
Comentários (4)

Últimas Notícias