David Neres com processo disciplinar!

FPF David Neres com processo disciplinar!

NACIONAL01.06.202318:35

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar a David Neres, na sequência dos festejos do título de campeão do Benfica, em que fez referêncais aos rivais FC Porto e Sporting e aos jogadores Otávio e Pedro Gonçalves.

No comunicado pode ler-se:

«Instauração de processo disciplinar a David Neres Campos, por deliberação da Secção Profissional, de 30 de maio de 2023, tendo por objeto apuramento da eventual relevância disciplinar de factualidade constante de notícias divulgadas na comunicação social. O processo foi enviado, dia 31 de maio de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução.»

Ou seja, não foi sequer necessário o FC Porto formalizar queixa - o diretor de comunicação dos dragões, Francisco J. Marques, tinha dito que o faria caso não chegassem os vídeos e as notícias na comunicação social.

Recorde-se que o jogador do Benfica começou por marcar Otávio e Pedro Gonçalces num direto da festa, no Instagram  depois voltou a provocar Otávio com um comentário na conta do FC Porto e do internacional português, no post do golo marcado ao V. Guimarães, escrevendo «Cadê o sorrisinho» - e foi ainda filmado junto a adeptos do Benfica, a proferir as frases «chupem lagartos, chupem tripeiros» (ver notícias associadas).

O artigo 158.º do Regulamento Disciplinar da Liga prevê um castigo de «um a quatro jogos» para casos destes e, no ano passado, quatro jogadores do FC Porto foram castigados precisamente por cânticos contra o Benfica, durante as comemorações do título 2021/2022.

Na altura, Otávio, Fábio Cardoso e Manafá entoaram «filhos da p… SLB» num vídeo em direto no Instagram do médio, enquanto Diogo Costa também insultou o Benfica na festa do título. A queixa do Benfica avançou em maio e, a 25 de julho, os quatro jogadores foram castigados, falhando a Supertaça, contra o Tondela, no arranque da temporada que agora termina.

Se David Neres tiver o mesmo castigo, poderá ser baixa para Roger Schmidt na Supertaça Cândido de Oliveira, frente a FC Porto ou SC Braga, a 5 ou 6 de agosto.