Sporting derrota Famalicão e vai haver dérbi eterno no final da Supertaça

Futebol Feminino 10.08.2022 22:16
Por Eduardo Pedrosa Marques

O Sporting derrotou o Famalicão, por 3-0, na segunda meia-final da Supertaça, realizada na noite desta quarta-feira, no Estádio Aurélio Pereira, na Academia de Alcochete.


As leoas não deram quaisquer hipóteses às famalicenses e o 1-0 ao intervalo, fruto do golo apontado por Brenda Pérez, era lisonjeiro para o conjunto minhoto, dado o cauda ofensivo conseguido pelas lisboetas.


A etapa complementar manteve a mesma toada, com um domínio quase total do Sporting, e houve também outro dado que replicou de uma parte para a outra: Dani Neuhaus, na baliza do Famalicão, ia adiando o avolumar do resultado.


No entanto, a brasileira nada pôde fazer aos 55 e aos 70 minutos, quando Ana Capeta e Diana Silva, respetivamente, fizeram o gosto ao pé e selaram o 3-0 final.


O Sporting repete, diante do Famalicão, o resultado que o Benfica havia conseguido diante do SC Braga (3-0), e, dessa forma, haverá dérbi eterno na final da Supertaça. O jogo decisivo está marcado para o próximo dia 26, às 20.30 horas, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. 


Será a reedição da final da época passada, onde as leoas bateram as águias, por 2-0, com Brenda Pérez e Joana Marchão a apontaram os tentos dessa partida, realizada no Estádio do Restelo, em Lisboa.


Recorde o filme do jogo:


Final da partida! Sporting 3 Famalicão 0.


Quatro minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.


85 minutos: Tripla substituição no Sporting, com as saídas de Ana Borges, Ana Capeta e Alícia Correia para as entradas de Mariana Rosa, Inês Gonçalves e Fátima Dutra.


82 minutos: Substituição no Famalicão, com a saída de Maria Miller para a entrada de Luaninha.


80 minutos: Substituição na equipa do Sporting, com a saída de Brenda Pérez para a entrada de Andreia Bravo.


77 minutos: Remate cruzado de Fernanda Tipa, para defesa segura de Hannah Seabert.


75 minutos: Livre direto de Joana Martins, na meia-lua da grande área famalicense, com a bola a sair muito perto do poste esquerdo da baliza de Dani Neuhaus.


70 minutos: Golo do Sporting! Jogada individual de Joana Martins, assistência perfeita para Diana Silva que, depois de fugir em velocidade às centrais do Famalicão, rematou para o fundo das redes da baliza de Dani Neuhaus. 3-0.


69 minutos: Substituição no Sporting, com a saída de Rita Fontemanha para a entrada de Vera Cid.


67 minutos: Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Paty Llanos e de Raquel Fernandes para as entradas de Fernanda Tipa e de Telma Pereira.


60 minutos: Substituição no Famalicão, com a saída de Carolina Rocha para a entrada de Letícia Almeida.


58 minutos: Remate de longe de Raquel Fernandes, mas a tentativa da brasileira do Famalicão sai ao lado do poste esquerdo da baliza de Hannah Seabert.


55 minutos: Golo do Sporting! Cruzamento da direita de Diana Silva, após passe de Cláudia Neto, e Ana Capeta, à entrada da pequena da área, encosta para o 2-0.


48 minutos: Remate de Joana Martins, da quina da área, descaída para o flanco esquerdo, para defesa segura de Dani Neuhaus.


46 minutos: Substituição no Famalicão, com a saída de Mafalda Marujo para a entrada de Antri Violari.


Início da segunda parte!


Vantagem justa do Sporting ao intervalo e que... só peca por escassa. As leoas dominaram claramente a primeira parte, conseguindo canalizar jogo pela zona central e por ambos os flancos, sendo que essas variações têm causado muitos problemas ao Famalicão.


O caudal ofensivo conseguido pelas comandadas de Mariana Cabral só não tem tido a melhor sequência na hora da finalização, uma vez que foram várias as situações de golo criadas pelo conjunto leonino.


Além do golo de Brenda Pérez, apontado logo aos 15 minutos, após assistência de Ana Borges, o Sporting desperdiçou um sem número de situações que poderiam ter redundado noutro resultado ao intervalo, sendo que, nesse particular, há a destacar a excelente exibição realizada por Dani Neuhaus. A guarda-redes da formação minhota está particularmente inspirada e tem realizado intervenções de grande nível.


No entanto, e mantendo-se este caudal atacante, é expectável que o Sporting possa aumentar o score na etapa complementar. Período em que também é esperada uma reação forte do Famalicão. Afinal, está em causa um lugar na final da Supertaça...


Intervalo! Sporting 1 Famalicão 0.


45+1 minutos: Pontapé de canto batido por Cláudia Neto, do lado esquerdo, com a bola a bater na barra da baliza de Dani Neuhaus. 


Um minuto de tempo adicional mínimo para esta primeira parte.


44 minutos: Remate cruzado de Ana Capeta, já dentro da área, para bela defesa de Dani Neuhaus.


39 minutos: Grande oportunidade para o Famalicão! Raquel Fernandes, lançada em profundidade e depois de fugir ao último reduto leonino, tentou o chapéu a Hannah Seabert, mas o remate da número 33 das minhotas saiu ao lado do poste esquerdo.


23 minutos: Canto da esquerda de Raquel Fernandes e Raquel Infante, de cabeça, atira por cima da barra da baliza de Hannah Seabert.


21 minutos: Remate cruzado de Ana Capeta, ligeiramente por cima da barra da baliza de Dani Neuhaus.


15 minutos: Golo do Sporting! Assistência perfeita de Ana Borges, com um cruzamento milimétrico tirado do lado direito, e Brenda Pérez, na cabeça da área, remata de primeira, colocado, para o 1-0.


12 minutos: Grande oportunidade para o Famalicão! Livre da direita cobrado por Raquel Fernandes, desvio de cabeça de Maria Miller à entrada da área, e Laís Araújo, ao segundo poste, remata cruzado para uma excelente intervenção de Hannah Seabert.


7 minutos: Grande oportunidade para o Sporting! Passe de Ana Borges para Diana Silva que, depois de contornar Dani Neuhaus, remata ao poste direito da baliza famalicense. Na recarga, Brenda Pérez atira à malha lateral.


Início da partida!


Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Fernando Chalana, antigo internacional português falecido esta quarta-feira.


Famalicão: Dani Neuhaus, Raquel Infante C, Babi, Maria Miller, Carolina Rocha, Laís Araújo, Paty Llanos, Mafalda Marujo, Marie-Yasmine Alidou, Mariana Campino e Raquel Fernandes

Suplentes: Aline Lima, Andri Violari, Regina Pereira, Letícia Almeida, Inês Maia, Fernanda Tipa, Mariana Couto, Luaninha e Telma Pereira

Treinador: Jorge Barcellos


Sporting: Hannah Seabert, Ana Borges C, Carolina Beckert, Bruna Lourenço, Alícia Correia, Brenda Pérez, Rita Fontemanha, Cláudia Neto, Diana Silva, Joana Martins e Ana Capeta

Suplentes: Carolina Jóia, Fátima Dutra, Ana Teles, Melisa Hasanbegovic, Andreia Bravo, Vera Cid, Mariana Rosa, Inês Gonçalves e Joana Dantas

Treinador: Mariana Cabral


Árbitro: Ana Afonso (AF Porto)

Assistentes: Paula Pereira e Cristiana Costa

4.º Árbitro: Inês Andrade


Já há equipas!


As famalicenses, por outro, lado, seguem na peugada de uma página de história, uma vez que nunca ergueram o cetro.


As leoas vão tentar continuar na senda dos triunfos na competição, uma vez que na época passada levaram o troféu, depois de vencerem o Benfica (2-0), na final realizada no Estádio do Restelo, em Lisboa.


Sporting e Famalicão defrontam-se esta noite (20.15 horas) numa partida referente às meias-finais da Supertaça, que vai realizar-se no Estádio Aurélio Pereira, na Academia de Alcochete. A BOLA online vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre leoas e famalicenses e, como tal, venha daí connosco, caro leitor. Faz parte do nosso onze inicial...


Boa tarde!

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias