13 anos depois, leões regressam aos oitavos da Liga dos Campeões

Sporting 24-11-2021 23:51
Por Redação

A vitória do Sporting diante do Borussia Dortmund (3-1) garantiu a passagem dos leões aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa de Rúben Amorim vai passar como segunda classificada do Grupo C, atrás do Ajax que tem uma caminhada imaculada (cinco vitórias em cinco jogos).

 

Feitas as contas, esta será apenas a segunda participação do Sporting nos oitavos de final da Liga dos Campeões. A primeira aconteceu há 13 anos, na temporada 2008/09.

 

Segundo classificado do Grupo C com 12 pontos, atrás do Barcelona (13) e à frente de Shakhtar Donetsk (nove) e Basileia (um), o Sporting calhou em sorte ao Bayern. Num duelo de má memória para os leões, a equipa de Paulo Bento acabou eliminada com um agregado de 1-12.

 

Depois de uma goleada sofrida em Alvalade (0-5, com Ribéry e Luca Toni a bisarem e Miroslav Klose a marcar), o Sporting (onde pontuavam nomes como Liedson, João Moutinho, Anderson Polga ou Abel Ferreira) foi a Munique perder por 1-7 (Podolski bisou; Van Bommel, Schweinsteiger, Klose e Thomas Muller deram expressão à goleada), em que João Moutinho apontou o único tento verde-e- branco.

 

Esta não foi, contudo, a melhor participação do Sporting na principal prova de clubes europeus. Em 1982/83, numa altura em que a competição não tinha fase de grupos (surgiu apenas em 1991/92), era disputada em eliminatórias, os leões chegaram aos quartos de final (passaram duas rondas antes) onde foram travados pela Real Sociedad.

 

Comandado por António Oliveira, o Sporting ainda venceu na primeira mão (1-0) graças a um golo de Manuel Fernandes. Contudo, Larrañaga e José Mari Bakero deram a volta no País Basco (0-2).

Ler Mais
Comentários (24)

Últimas Notícias

Mundos