Pevidém é a única equipa 100% portuguesa

Liga 3 17-10-2021 12:02
Por Nuno Vieira

Vila de Pevidém, freguesia de São Jorge de Selho, concelho de Guimarães. Final da tarde de uma quarta-feira. Ao cimo da rampa que dá acesso a um pequeno estacionamento no Parque de Jogos Albano Martins Coelho Lima começam a chegar os atletas para mais um treino da equipa de futebol. São todos amadores e a maioria carrega nas pernas e nos braços oito horas de trabalho.


Por ali está também o presidente Rui Machado, o diretor geral Filipe Pinheiro, o vice-presidente do marketing Sérgio Abreu e o diretor desportivo João Moreira, a quem se juntam outros diretores do clube e elementos da estrutura que acompanha a equipa.

 

Num ritmo mecanizado, são despachados assuntos de expediente diário, enquanto no balneário os jogadores se equipam e avançam para o relvado cortado como o treinador gosta. João Paulo Coelho é um homem da casa, é o treinador há quatro anos e com ele não há segredos, apenas detalhes pontuais a acertar.


Não há investidores, os contactos com empresários são residuais e os jogadores são amadores. O sucesso desta aposta nos últimos anos dá margem suficiente para se insistir nessa ideia. Mas o que mais salta à vista é outro pequeno grande pormenor nesta equipa da Liga 3: o plantel é exclusivamente composto por jogadores portugueses, constituindo caso único na realidade dos clubes que militam nos campeonatos nacionais de futebol.

 

«Garanto que não é xenofobia», clarifica desde logo o presidente, que fala dos pilares que sustentam esta opção.

 

Leia mais na edição impressa ou digital de A BOLA
 

Ler Mais
Comentários (3)

Últimas Notícias