«Luís Filipe Vieira foi testa de ferro de um banqueiro»

Justiça 13-05-2021 08:09
Por Redação

A antiga candidata à Presidência da República e ex-eurodeputada, Ana Gomes, foi ouvida, ontem, como testemunha no âmbito do processo Football Leaks, no qual Rui Pinto é arguido, e à saída da sala de audiências não poupou críticas à audição de Luís Filipe Vieira na comissão de inquérito às perdas do Novo Banco.

«Sou acompanhada por milhões de portugueses e ver confirmado pela boca aquele senhor [Vieira] que foi uma barriga de aluguer, um testa de ferro de um banqueiro [Ricardo Salgado] que extraordinariamente, estranhamente e injustamente até hoje não foi incomodado, anda por aí a viajar e a desfrutar da riqueza que acumulou, enquanto há milhares de lesados diretamente pelo banco que ele chefiava, e todos os portugueses lesados que pagam com as suas contribuições», atirou Ana Gomes, que afirmou ainda não ter «dúvidas que a indústria do futebol, aqui, ao nível europeu e global, se presta a conduta para o branqueamento de capitais, esquemas perversos de máfias e tríades para lavarem dinheiro obtido de processos sujos».

Antes, em tribunal, assumiu ter contribuído para que Rui Pinto passasse a ter atitude cooperante com a justiça. «A primeira vez [que falei com ele] achei-o muito revoltado e relutante a qualquer colaboração. A pouco e pouco a posição foi evoluindo, pelo contacto com as autoridades, mas pensoque também o ajudei. Pelo menos, sempre incitei à colaboração com a justiça», disse.

Ler Mais
Comentários (100)

Últimas Notícias