Vacina da Pfizer pode chegar a 1 de Janeiro

COVID-19 02-12-2020 14:48
Por Redação

A vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer em parceira com a alemã BioNTech poderá chegar a Portugal apenas três dias após a aprovação pela Agência Europeia do Medicamento. A aprovação está prevista para 29 de Dezembro, o que significa que a vacina poderá chegar a Portugal logo no primeiro dia de Janeiro de 2021.

 

A revelação foi feita pela directora médica da Pfizer Portugal, Susana Castro Marques, em entrevista à RTP.

 

A farmacêutica vai assegurar as etapas do transporte e distribuição da vacina, que precisa de condições especiais de frio, desde a fábrica de produção até aos locais designados para a vacinação. O transporte deverá feito em caixas térmicas a uma temperatura de 70 graus negativos.

 

O Reino Unido tornou-se esta quarta-feira o primeiro país ocidental a conceder autorização para o uso de uma vacina contra a covid-19, nomeadamente esta, depois de a agência reguladora dos produtos de saúde britânica (MHRA, na sigla em inglês) ter concedido autorização para o uso de emergência.

 

As primeiras doses irão chegar ao país nos próximos dias. O Reino Unido adquiriu 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que revelou ter uma eficácia de 95%, de acordo com os resultados da última fase de ensaios clínicos.

 

«A partir do início da próxima semana iremos começar um programa de vacinação das pessoas contra a covid-19 no país», garantiu o ministro da saúde Matt Hancock em entrevista à Sky News.

Ler Mais

Últimas Notícias