Ébola reaparece dias antes de ser declarado fim da epidemia

RD Congo 11-04-2020 12:55
Por Redação

A República Democrática do Congo notificou na sexta-feira um caso de ébola, dias antes de dar a epidemia que durou 20 meses por terminada.

 

O novo caso foi confirmado em Beni, cidade que esteve no epicentro da epidemia, na região leste do país.

 

O doente morreu depois de ter os sintomas da doença durante vários dias.

 

«Informações preliminares mostram que se trata de um homem de 26 anos da zona de Beni», disse a equipa multidisciplinar que gere o combate e controlo do ébola no país.

 

«As nossas equipas, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS), já estão no terreno para investigar e aplicar medidas de saúde pública», acrescentou a equipa multidisciplinar, em comunicado.

 

Não eram declarados casos de ébola no país desde 17 de fevereiro e a RD do Congo preparava-se para, neste domingo, declarar terminada a epidemia que surgiu em agosto de 2018, que matou mais de 2200 pessoas e levou a OMS a declarar «emergência global».

 

«Depois de 52 dias sem casos, as equipas de vigilância e resposta no terreno confirmaram um novo caso. Estávamos preparados para que surgissem novos casos», disse o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 

«Infelizmente, isto significa que a RDC não pode declarar o fim da epidemia, como se esperava. Mas a OMS continua no terreno e comprometida no trabalho com o governo, com as comunidades afetadas e com os nossos parceiros na luta contra esta doença», acrescentou.

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias