Programas humanitários em risco com maior fabricante mundial de preservativos parado

Malásia Programas humanitários em risco com maior fabricante mundial de preservativos parado

INTERNACIONAL30.03.202011:18

Milhões de fábricas e negócios estão parados em todo o mundo como medida preventiva para evitar a propagação do novo coronavírus. Na Malásia por exemplo, a maior fabricante de preservativos do mundo não trabalha há duas semanas, com os responsáveis a dizer que em breve haverá escassez do contracetivo em muitas partes do mundo.

A Karex Bhd faz um em cada cinco preservativos fabricado no mundo e é, por exemplo fornecedora da marca Durex, usada em vários serviços nacionais de saúde, que os disponivilizam gatuitamente aos utentes, ou em programas das Nações Unidas em países carenciados, onde são importantes na luta contra as doenças sexualmente transmissíveis.

«Vamos ver uma escassez global de preservativos em todos os lugares, o que será assustador», disse o presidente executivo da empresa, Goh Miah Kiat, à Reuters. Segundo o responsável da empresa, a paragem levou a um défice de 100 milhões de unidades. «Temo por vários programas humanitários. Em África não vão falta durante apenas semanas, pode durar meses», acrescentou.

Entretanto a empresa recebeu permissão para voltar à produção esta semana, mas apenas a 50% por cento da capacidade. «Vai demorar algum tempo e vamos ter problemas em cumprir encomendas com apenas metade da produção»...

O equilíbrio poderá ser dado pela China, outro grande produtor, que lentamente regressa à produção industrial e poderá compensar a escassez na Malásia, Índia e Tailândia, que estão progressivamente a fechar-se.