Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa

Cultura 13-12-2019 17:13
Por Redação

O ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, 42 anos, é o vencedor da edição deste ano do Prémio Pessoa.

 

O anúncio foi feito esta sexta-feira pela organização e júri, numa conferência de imprensa no Palácio de Seteais, em Sintra.

 

O júri, pela voz do seu presidente Francisco Pinto Balsemão, explicou a atribuição do prémio a Tiago Rodrigues — o segundo vencedor do Prémio Pessoa oriundo do meio teatral, após a atribuição da distinção a Luís Miguel Cintra em 2005.

 

O jurado recordou o percurso do encenador e ator, em especial a fase posterior à sua nomeação para a direção artística do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

 

O júri notou ainda a capacidade que o Teatro Nacional tem vindo a desempenhar na articulação com projetos teatrais independentes e com a circulação de produções em todo o país, desde que Tiago Rodrigues assumiu o cargo de diretor artístico da instituição.

 

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, e visa «representar uma nova atitude, um novo gesto, no reconhecimento contemporâneo das intervenções culturais e científicas produzidas por portugueses».

 

O júri deste ano foi composto por Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques, com Francisco Pinto Balsemão a presidir e Emílio Rui Vilar como vice-presidente.

 

No ano passado, Tiago Rodrigues foi distinguido com o prémio europeu Novas Realidades Europeias e foi por isso felicitado por Graça Fonseca, ministra da Cultura, que afirmou. «É a segunda vez que o teatro português é celebrado no plano internacional através do mais relevante prémio atribuído por um largo conjunto de programadores, críticos, encenadores e especialistas teatrais depois de, em 2010, o Teatro Meridional ter sido distinguido com o mesmo prémio, em São Petersburgo (Rússia).

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias