Verstappen aproveitou azar de Norris e levou a 'pole' em Jeddah
Max Verstappen (Red Bull) foi a grande figura na qualificação do Grande Prémio da Arábia Saudita e vai partir da pole position na corrida de domingo. Debaixo dos 29 graus da noite de Jeddah, o neerlandês assumiu-se como o piloto mais rápido, superando a concorrência de Oscar Piastri (McLaren) e George Russell (Mercedes), numa sessão que ficou marcada por um acidente do atual líder do campeonato: Lando Norris.
MAX VERSTAPPEN IS ON POLE!! 💨💨
— Formula 1 (@F1) April 19, 2025
What an incredible lap from the Red Bull driver! 👏#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/NbaPkd2vCb
O britânico da McLaren teve o melhor tempo na Q2 e parecia estar a caminho de conquistar a segunda pole da temporada – depois do GP da Austrália -, mas logo no começo da Q3, um pouco de velocidade a mais a entrar na curva levou-o para a berma, inclinando a traseira do carro o suficiente para o mandar diretamente contra o muro. Bandeira vermelha e qualificação interrompida.
A sessão foi reiniciada quando faltavam sete minutos para o término e aí começou o duelo Verstappen-Piastri. O tetracampeão mundial liderou durante grande parte da sessão, mas o australiano respondeu com uma grande última volta, saltando para o topo. Mas Super Max ainda tinha uma palavra a dizer. O piloto da Red Bull voou nas curvas sauditas e bateu o rival por um centésimo de segundo – a diferença mais curta entre as qualificações desta temporada.
Charles Leclerc (Ferrari) e Kimi Antonelli (Mercedes) completaram o top 5. Lewis Hamilton (Ferrari) conseguiu sobreviver à Q2 – onde ficou na 10.ª posição - e avançou para a sessão decisiva, alcançando o sétimo lugar, atrás da grande sensação do dia: Carlos Sainz (Williams).
Yuki Tsunoda (Red Bull) e Pierre Gasly (Alpine) ficaram com o oitavo e o nono posto, respetivamente, enquanto o malogrado Norris irá partida da 10.ª posição no dia de hoje.
Lance Stroll desiludiu ao volante do Aston Martin, tendo sido eliminado na Q1, depois de ter terminado com o 16.º melhor tempo da sessão. Foi a 75.ª eliminação do canadiano na Q1, que é agora mais do que qualquer piloto na história da F1. Já o colega de Stroll, Fernando Alonso, irá partir do 13.º posto.
A tantalising grid is set! 👊
— Formula 1 (@F1) April 19, 2025
Here's how the field will line up for tomorrow's Saudi Arabian Grand Prix 👇#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/SHGqzSMob6