Thierry Neuville vence Rali Monte Carlo
Thierry Neuville, ao volante de um Hyundai i20, venceu o Rali de Monte Carlo, primeira prova do Mundial.
No final das 17 especiais que compuseram a competição monegasca, o piloto belga foi 16,1 segundos mais rápido do que o francês Sébastien Ogier, em Toyota Yaris, segundo classificado, e 45,2 segundos do que o britânico Elfyn Evans, também em Toyota Yaris, que fechou pódio.
🔴 Post-Rally Show LIVE!
— World Rally Championship (@OfficialWRC) January 28, 2024
Watch Replays, Highlights and Onboard Videos at https://t.co/bVNpLD93Wo 🎥 #WRC I #WRCLive I #RallyeMonteCarlo https://t.co/KUzjujuhxI
No arranque para o derradeiro dia de prova, este domingo, Neuville dispunha de apenas 3,3 segundos de vantagem sobre Ogier e resistiu ao ataque do francês, recordista de triunfos em Monte Carlo (nove), e até a reforçou.
A spectacular win 🏆 @thierryneuville @MWydaeghe pic.twitter.com/5w7IezcGiG
— World Rally Championship (@OfficialWRC) January 28, 2024
«Sinceramente, nem tenho palavras. Este fim de semana foi incrível e senti-me muito bem com o carro. Temos de continuar a trabalhar, mas estamos muito satisfeitos com este resultado», declarou o piloto da Hyundai, que assim é o primeiro líder do Mundial de Ralis.
What a run from @thierryneuville & @MWydaeghe on the opening stage of Sunday! pic.twitter.com/GxShl91L6F
— World Rally Championship (@OfficialWRC) January 28, 2024
Com o novo sistema de pontuação do campeonato, Neuville confirmou os 18 pontos do final do dia de sábado aos sete por ter sido o líder no domingo e, ainda, mais cinco pela vitória na ‘power stage’, somando os 30 de pontuação máxima permitidos - tal como aconteceria com o sistema que vigorou até ao ano passado. Ogier é o segundo classificado, com 24 pontos (15+5+4), e Elfyn Evans o terceiro, com 21.
How the points are distributed after a thrilling season opener 👇 pic.twitter.com/3BqKwf76j5
— World Rally Championship (@OfficialWRC) January 28, 2024
«Foi uma grande batalha com o Thierry. Parabéns para ele, que foi muito rápido durante todo o fim de semana. Para mim, foi uma montanha-russa de emoções, sobretudo na sexta-feira», admitiu Ogier.
No Mundial de construtores, a Toyota lidera, com 46, mais um ponto do que a Hyundai, que é segunda, com 45. A M-Sport Ford é terceira, com 12.
A próxima prova é o Rali da Suécia, de 15 a 18 de fevereiro.