Thierry Neuville arranca melhor no Rali do Japão
Thierry Neuville (Hyundai i20) é o primeiro líder do Rali do Japão, 13.ª e última prova do Campeonato do Mundo (WRC) de Ralis, após a realização da superespecial de abertura, disputada na manhã desta quinta-feira (em Portugal).
O piloto belga, navegado pelo compatriota Martijn Wydaeghe, concluiu os 2,1 quilómetros do percurso em 1.47,6 minutos, menos 0,7 segundos do que o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20), o segundo classificado. O estónio Ott Tänak (Ford Puma) foi o terceiro, a 1,4 segundos do líder.
👊 Great head-to-head battles on SS1 👊
— World Rally Championship (@OfficialWRC) November 16, 2023
(more Toyota Stadium stages coming soon)#WRC I #WRCLive I #RallyJapan I #Japan 🇯🇵 pic.twitter.com/e3GzKnuVzc
«Da nossa parte, não há muito a dizer. Apenas que iremos tentar divertir-nos neste derradeiro e tentar conquistar mais uma vitória, obviamente», declarou Neuville.
#WRC 🇯🇵 It’s a Hyundai 1-2 after SSS1 at Rally Japan 🇯🇵🙌🏼
— Hyundai Motorsport (@HMSGOfficial) November 16, 2023
1. Neuville
2. Lappi +0.7
3. Tänak +1.4
4. Sordo +1.8
5. Katsuta +3.1
6. Rovanperä +4.0#HMSGOfficial #ForCraig #RallyJapan pic.twitter.com/ASVreBf6BI
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que entrou para o rali japonês (matematicamente) já bicampeão, obteve a sexta posição da superespecial, a quatro segundos de Neuville.
#RallyJapan is 🔛
— World Rally Championship (@OfficialWRC) November 16, 2023
21 stages to run this weekend, all live at https://t.co/bVNpLD93Wo #WRC I #WRCLive I #Japan 🇯🇵 pic.twitter.com/jhFCpD4TNY
«É sempre bom vir ao Japão, especialmente sendo um piloto da Toyota. No entanto, parece que estivemos bastante mal nesta superespecial, tal como muitos dos nossos carros [Toyota]», lamentou o jovem piloto nórdico.
Na sexta-feira, disputa-se a primeira de três etapas da competição nipónica, com um total de 133,26 quilómetros cronometrados, divididos por sete especiais. A prova – e o Mundial de 2023 - terminam no próximo domingo.