Piloto austríaco viveu pesadelo: «Pensei em eutanásia...»
Matthias Walkner sofreu um grave acidente de moto quando se preparava para Dakar; esteve em risco de perder a perna esquerda
No início de dezembro, o piloto Matthias Walkner (Red Bull KTM) sofreu o acidente mais grave da sua carreira, que o afastou da presente edição do Dakar 2024.
O austríaco, de 37 anos, teve fraturas expostas na tíbia, perónio e pé esquerdo, tendo-se submetido a diversas intervenções cirúrgicas para não ser amputado.
Em entrevista ao Speedweek, Matthias Walkner confessou ter vivido um autêntico pesadelo: «O meu tornozelo parecia que tinha pisado uma mina terrestre. As dores eram tantas que pensei em eutanásia... Numa escala de um a dez, estava facilmente entre oito e o nove em termos de dor.»
A primeira cirurgia durou 15 horas: «Uma fratura assim é como um puzzle, em que as peças individuais de osso têm de ser remontados num trabalho de precisão meticuloso. Estou extremamente grato e feliz por ter a melhor equipa médica à minha volta. Eles têm muita experiência e são pessoas muito acolhedoras. Estou a encher-me de energia positiva graças a elas. No meu telefone os números de todos estão guardados com a palavra anjo acrescentada aos nomes próprios.»
O piloto de Salzburgo ainda se encontra internado, tendo sido submetido a nova operação na passada sexta-feira.