WRC Ogier vence duelo com Rovanpera e ganha Safari
Sébastien Ogier, em Toyota GR Yaris Rally1, venceu o Rali Safari, repetindo o sucesso africando de 2021, o ano do regresso do Quénia ao mapa do WRC. O francês, com o compatriota Vincent Landais sentado no banco do lado, manteve duelo muito intenso com Kalle Rovanpera, mas a experiência (39 anos) do piloto com oito mundiais no currículo acabou por sobrepor-se à juventude (22) do finlandês campeão em título e líder do campeonato de 2023, depois de cumpridas sete rondas numa temporada com 13.
No final do rali, apenas 6,737 s separaram Ogier de Rovanpera e Sébastien comemorou a vitória 58 da carreira no WRC e a terceira no Mundial de 2023 (ganhou no Monte Carlo e no México), resultado que o promove a quarto no campeonato, com 97 pontos., classificação que não muda os planos de um piloto sem programa completo para a temporada.
Já Rovanpera consolidou a primeira posição no Mundial, passando a somar 139 pontos, mais 37 que o segundo classificado, o belga Thierry Neuville, apenas oitavo no Quénia. Menos mal, o piloto do Hyundai i20 N Rally1 venceu a Power Stage e conseguiu cinco pontos de bónus que reduziram as perdas para Kalle.
No Quénia, nas primeiras quatro posições, quatro GR Yaris Rally, com Elfyn Evans na terceira posição e Takamoto Katsuta na quarta. O melhor dos ‘outros’, Dani Sordo, em Hyundai i20 N Rally1, terminou a 5.05,44 m de Ogier. A Toyota é (mais) primeira no campeonato de construtores, com 283 pontos, à frente de Hyundai (241) e M-Sport Ford (174)
A próxima ronda do Mundial realiza-se na Estónia, de 20 a 23 de julho.