21 julho 2024, 16:12
«A equipa pediu, então fi-lo»: Norris explica por que deixou Piastri passar
Australiano fala em «sonho», britânico destaca a «longa jornada» da McLaren
Lando diz que não está «orgulhoso» da forma como agiu e admite ter «ofuscado» primeira vitória de Oscar Piastri. Max Verstappen quer limitar danos em Spa, mas não descarta vitória
Apenas a um dia do começo do Grande Prémio da Bélgica, a memória da polémica corrida de Hungria permanece na memória de Lando Norris que, esta quinta-feira, disse que «foi estúpido não dar o lugar a Piastri imediatamente», na passada corrida, que terminou com 1-2 para a McLaren.
«Podia ter feito as coisas de forma um pouco diferente? Sim, mas isso é válido para mim e para a equipa. Falámos com o Andrea [Stella, chefe de equipa] e está tudo bem», adiantou aos meios de comunicação da Fórmula 1.
21 julho 2024, 16:12
Australiano fala em «sonho», britânico destaca a «longa jornada» da McLaren
Tudo se passou depois da última ida às boxes dos dois pilotos da McLaren, que beneficiou o britânico de 24 anos, ao ultrapassar desta forma o colega de equipa, Oscar Piastri, que até então liderava a prova. Ciente do erro, o construtor ordenou a Norris que trocasse de lugar, mas este só o fez nas últimas voltas, após muita pressão da equipa.
Por essa razão, Norris diz que não está «orgulhoso» da forma como agiu e admitiu que «ofuscou» a 1.ª vitória do australiano na F1. Porém, virou atenções para a corrida que se avizinha, no mítico circuito de Spa-Francorchamps. Sem assumir favoritismo para a prova, o inglês diz que equipa «está em boa forma e avisa: «as coisas podem mudar muito rapidamente, e mais depressa do que as pessoas imaginam. Mas o principal é que, sim, temos uma boa dinâmica e a equipa está a fazer um bom trabalho.»
Mas se Lando Norris vê no Red Bull de Max Verstappen a maior ameaça neste fim de semana, o mesmo admitiu que estará em Spa para «limitar danos», uma vez que vai sofrer uma penalidade de dez lugares na grelha, por usar o 5.º motor de combustão interna, ultrapassando os quatro estabelecidos para a temporada. Porém, ainda que assuma ser improvável, não descarta uma vitória, algo que não aconteceu nas últimas três provas.
24 julho 2024, 13:48
Em causa a quinta troca de motor no GP da Bélgica
«Mas, mais uma vez, uma corrida pode sempre ser virada do avesso em certos momentos. Temos de ter a mente aberta e tentar tirar o melhor partido disso. É isso que vamos tentar fazer. De momento, também não sei até que ponto vamos ser competitivos aqui», sublinhou.
É já esta sexta-feira que as equipas começam o Grande Prémio da Bélgica, que se disputa até 27 de julho, com a primeira sessão de treinos livres, às 12.30 horas de Portugal Continental.