Maverick Vinales vence o sprint de Portimão, Miguel Oliveira termina em 12.º
Miguel Oliveira, Portimão. Foto: IMAGO/SOPA Images
Foto: IMAGO

Maverick Vinales vence o sprint de Portimão, Miguel Oliveira termina em 12.º

MOTO GP23.03.202415:28

Português conquistou três lugares após ter arrancado na 15.ª posição; disputa na frente foi acesa

Numa corrida emocionante da primeira à última volta, Maverick Vinales sagrou-se o vencedor do sprint de Portimão, conquistando a sua primeira corrida ao serviço da Aprilia, com Miguel Oliveira a terminar a corrida na 12.ª posição.

A prova começou com Jack Miller da KTM a dar cartas, muito forte na primeira volta e a chegar à liderança do pelotão. Bastianini, que começou na pole position, desceu várias posições logo no arranque, terminando a primeira volta em quinto. Miguel Oliveira concluiu a primeira volta em 16.º lugar.

A disputa na frente revelava-se intensa e, no final da segunda volta, Bagnaia (Ducati) ultrapassou Jack Miller pela direita, numa movimentação apertadíssima junto à curva. Pouco depois, foi a vez de Marc Marquéz (Gresini Racing) ultrapassar o australiano, que começava a perder terreno para os rivais. Com Maverick Vinales em quarto e à espreita, o pódio começava (quase) a compor-se.

Decorria a sexta volta quando Jorge Martin (Prima Pramac Racing), fortíssimo em provas de sprint, ultrapassou Marc Márquez na terceira posição. Miguel Oliveira consolidava o 12.º lugar na sétima volta.

Tudo parecia encaminhado para uma vitória de Bagnaia quando, na 9.ª volta, o italiano cometeu um erro e quase se despitou na primeira curva do circuito, conhecida por castigar os pilotos. O homem da Ducati ainda tentou reagir, mas acabou por descer para a quarta posição no seguimento do erro.

Já ao cair do pano, Márquez ultrapassou Martin na curva cinco da última volta, e as posições da frente não se voltaram a alterar, com o pódio em Portimão a revelar-se totalmente espanhol.

Nota ainda para as quedas de Johann Zarco, Brad Binder, Di Giannantonio e Alex Rins, que não completaram a prova.